Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricio Nilo Lima da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Osnan Lennon Lameira, Oliveira, Luã Caldas de, Oliveira, Lenilton Alex de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1027
Resumo: O objetivo do estudo foi delinear o perfil dos professores e suas percepções sobre educação a distância (EAD) em cursos técnicos de pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 professores do Instituto Federal de Ciências da Educação e Tecnologia do Pará (IFPA). Utilizou-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre a caracterização do professor e aspectos relacionados ao ensino a distância. Entre os professores, observou-se a predominância de homens, na faixa etária de 31 a 40 anos, solteiros, graduados e tecnólogos com mais de 10 anos de graduação concluídos e 50% de médicos. Identificamos que eles têm entre 3 e 5 anos de ensino e a maioria deles desenvolve atividades de ensino no curso técnico em aquicultura. Além do que, além do mais, priorizam metodologias teóricas e práticas, utilizando ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, eles ensinam as disciplinas e ficam satisfeitos no exercício de seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no progresso escolar e a possibilidade de trabalhar em educação a distância, afirmaram que o semestre letivo foi comprometido e não está preparado para atuar nessa modalidade. Além disso, apontaram que a falta de acesso à Internet e aos computadores, nas residências dos estudantes, compromete a possibilidade de educação on-line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta no ensino a distância. Em conclusão, a formação de professores e alunos em educação a distância. Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.  
id CECIERJ_4af8c0c79be88777dd05b9079eaf7642
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1027
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)O objetivo do estudo foi delinear o perfil dos professores e suas percepções sobre educação a distância (EAD) em cursos técnicos de pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 professores do Instituto Federal de Ciências da Educação e Tecnologia do Pará (IFPA). Utilizou-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre a caracterização do professor e aspectos relacionados ao ensino a distância. Entre os professores, observou-se a predominância de homens, na faixa etária de 31 a 40 anos, solteiros, graduados e tecnólogos com mais de 10 anos de graduação concluídos e 50% de médicos. Identificamos que eles têm entre 3 e 5 anos de ensino e a maioria deles desenvolve atividades de ensino no curso técnico em aquicultura. Além do que, além do mais, priorizam metodologias teóricas e práticas, utilizando ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, eles ensinam as disciplinas e ficam satisfeitos no exercício de seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no progresso escolar e a possibilidade de trabalhar em educação a distância, afirmaram que o semestre letivo foi comprometido e não está preparado para atuar nessa modalidade. Além disso, apontaram que a falta de acesso à Internet e aos computadores, nas residências dos estudantes, compromete a possibilidade de educação on-line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta no ensino a distância. Em conclusão, a formação de professores e alunos em educação a distância. Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.  O objetivo do estudo foi traçar o perfil de docentes e suas percepções sobre educação a distância (EAD) nos cursos técnicos em pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi utilizado um questionário semiestruturado on line, com perguntas sobre a caracterização docente e os aspectos relacionados a EDA. Observamos entre os docentes a predominância de homens, na faixa etária variando entre 31 a 40 anos, bacharéis, licenciados e tecnólogos com mais 10 anos de formados e 50% de doutores. Identificamos que os mesmos estão de 3 a 5 anos na docência e a maioria desenvolve atividades de ensino, no curso técnico em aquicultura. Vale destacar, que os mesmos priorizam o uso de metodologias teóricas, práticas, explicativa, dialogada e utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas. Além disso, ministram as disciplinas que dominam e estão satisfeitos no exercício do seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no andamento escolar e a possiblidade de atuarem no ensino EAD, os mesmos afirmaram que o semestre letivo ficou comprometido e não estão preparados para atuarem nessa modalidade. Além disso, destacaram que a ausência de acesso à internet e a computadores, nas casas dos educandos, comprometem a possibilidade de educação on line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta na EAD. Em conclusão, as capacitações de docentes e estudantes em EAD; bem como a verificação de ferramentas disponíveis para os educandos em sua localidade; e a necessidade de implantação de políticas públicas que garantam acesso à internet e computadores, são primordiais para minimizar os impactos causados pelas pandemia (COVID-19), sobre andamento do ensino, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde do que diz respeito ao distanciamento social.   Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.Fundação Cecierj2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/102710.18264/eadf.v10i3.1027EaD em Foco; Vol. 10 No. 3 (2020): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part 1/2)EaD em Foco; Vol. 10 Núm. 3 (2020): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 1/2)EaD em Foco; v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 1/2)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1027/586Educação, Pesca, Aquicultura e Recursos PesqueirosCopyright (c) 2020 EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabricio Nilo Lima da Silva, Osnan Lennon Lameira Oliveira, Luã Caldas de Oliveira, Lenilton Alex de Araujo 2022-01-01T16:09:26ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)
title Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
spellingShingle Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
Silva, Fabricio Nilo Lima da
title_short Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
title_full Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
title_fullStr Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
title_full_unstemmed Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
title_sort Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
author Silva, Fabricio Nilo Lima da
author_facet Silva, Fabricio Nilo Lima da
Silva, Osnan Lennon Lameira
Oliveira, Luã Caldas de
Oliveira, Lenilton Alex de Araujo
author_role author
author2 Silva, Osnan Lennon Lameira
Oliveira, Luã Caldas de
Oliveira, Lenilton Alex de Araujo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabricio Nilo Lima da
Silva, Osnan Lennon Lameira
Oliveira, Luã Caldas de
Oliveira, Lenilton Alex de Araujo
description O objetivo do estudo foi delinear o perfil dos professores e suas percepções sobre educação a distância (EAD) em cursos técnicos de pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 professores do Instituto Federal de Ciências da Educação e Tecnologia do Pará (IFPA). Utilizou-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre a caracterização do professor e aspectos relacionados ao ensino a distância. Entre os professores, observou-se a predominância de homens, na faixa etária de 31 a 40 anos, solteiros, graduados e tecnólogos com mais de 10 anos de graduação concluídos e 50% de médicos. Identificamos que eles têm entre 3 e 5 anos de ensino e a maioria deles desenvolve atividades de ensino no curso técnico em aquicultura. Além do que, além do mais, priorizam metodologias teóricas e práticas, utilizando ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, eles ensinam as disciplinas e ficam satisfeitos no exercício de seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no progresso escolar e a possibilidade de trabalhar em educação a distância, afirmaram que o semestre letivo foi comprometido e não está preparado para atuar nessa modalidade. Além disso, apontaram que a falta de acesso à Internet e aos computadores, nas residências dos estudantes, compromete a possibilidade de educação on-line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta no ensino a distância. Em conclusão, a formação de professores e alunos em educação a distância. Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1027
10.18264/eadf.v10i3.1027
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1027
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v10i3.1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1027/586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Educação, Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 10 No. 3 (2020): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part 1/2)
EaD em Foco; Vol. 10 Núm. 3 (2020): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 1/2)
EaD em Foco; v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 1/2)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568575209472