A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spíndola, Márcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mousinho, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13
Resumo: No atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.
id CECIERJ_897fa17c2b59dbd484e79737f6eb20a8
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/13
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASONo atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.Fundação Cecierj2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1310.18264/eadf.v1i1.13EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13/12https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13/411Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpíndola, MárciaMousinho, Silvia Helena2022-05-27T13:14:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
title A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
Spíndola, Márcia
title_short A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
title_full A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
title_sort A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
author Spíndola, Márcia
author_facet Spíndola, Márcia
Mousinho, Silvia Helena
author_role author
author2 Mousinho, Silvia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spíndola, Márcia
Mousinho, Silvia Helena
description No atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13
10.18264/eadf.v1i1.13
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v1i1.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13/12
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/13/411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)
EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)
EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567412338688