EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29 |
Resumo: | Discute-se, a partir do processo de formação acadêmica e da experiência de trabalho na modalidade de educação à distância a importância de se incorporar, nas equipes de produção de material educativo para Educação à Distância (EAD) a dimensão informacional com o objetivo de evidenciar a interação e a contribuição entre a Educação à Distância (EAD) e a Ciência da Informação (CI). Destaca-se que a ausência das dimensões de seleção, organização, tratamento e disseminação da informação, atividades intrínsecas dos profissionais da informação (bibliotecários, cientistas da informação) atuam como variáveis intervenientes e limitadoras tanto na produção do material didático quanto na efetividade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito deste processo educacional. Enfatizam-se as contribuições e as potencialidades de incorporação de fundamentos e técnicas informacionais que poderão advir da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto no trabalho das equipes de produção quanto nas orientações de aprendizagem destinadas ao corpo discente, participantes da formação à distância. |
id |
CECIERJ_b7ca18d103a84acb3529352a3fae6dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/29 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATEDiscute-se, a partir do processo de formação acadêmica e da experiência de trabalho na modalidade de educação à distância a importância de se incorporar, nas equipes de produção de material educativo para Educação à Distância (EAD) a dimensão informacional com o objetivo de evidenciar a interação e a contribuição entre a Educação à Distância (EAD) e a Ciência da Informação (CI). Destaca-se que a ausência das dimensões de seleção, organização, tratamento e disseminação da informação, atividades intrínsecas dos profissionais da informação (bibliotecários, cientistas da informação) atuam como variáveis intervenientes e limitadoras tanto na produção do material didático quanto na efetividade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito deste processo educacional. Enfatizam-se as contribuições e as potencialidades de incorporação de fundamentos e técnicas informacionais que poderão advir da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto no trabalho das equipes de produção quanto nas orientações de aprendizagem destinadas ao corpo discente, participantes da formação à distância.Fundação Cecierj2011-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2910.18264/eadf.v2i1.29EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29/23Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Claudia SilveiraReis, Alcenir Soares2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE Cunha, Claudia Silveira |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EQUIPE DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA EM DEBATE |
author |
Cunha, Claudia Silveira |
author_facet |
Cunha, Claudia Silveira Reis, Alcenir Soares |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Alcenir Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Claudia Silveira Reis, Alcenir Soares |
description |
Discute-se, a partir do processo de formação acadêmica e da experiência de trabalho na modalidade de educação à distância a importância de se incorporar, nas equipes de produção de material educativo para Educação à Distância (EAD) a dimensão informacional com o objetivo de evidenciar a interação e a contribuição entre a Educação à Distância (EAD) e a Ciência da Informação (CI). Destaca-se que a ausência das dimensões de seleção, organização, tratamento e disseminação da informação, atividades intrínsecas dos profissionais da informação (bibliotecários, cientistas da informação) atuam como variáveis intervenientes e limitadoras tanto na produção do material didático quanto na efetividade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito deste processo educacional. Enfatizam-se as contribuições e as potencialidades de incorporação de fundamentos e técnicas informacionais que poderão advir da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto no trabalho das equipes de produção quanto nas orientações de aprendizagem destinadas ao corpo discente, participantes da formação à distância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ponto de vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29 10.18264/eadf.v2i1.29 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v2i1.29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29/23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012) EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012) EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567429115904 |