Maquiavel, pensador trágico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Jean Castro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lua nova (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452019000200127
Resumo: Resumo O artigo defende que Maquiavel foi um pensador trágico. Após breve introdução sobre os aspectos centrais de uma visão trágica de mundo, apresento, na primeira seção, evidências de que o autor de O Príncipe poderia ter chegado a esta visão a partir das fontes disponíveis no seu contexto intelectual. Entre estas fontes, destaco a recepção do livro De Rerum Natura, de Lucrécio, na Florença renascentista. Na segunda seção, procuro explicitar a visão trágica do cosmos presente nos textos de Maquiavel, com ênfase na sua teoria do encontro (riscontro). Na terceira seção, defendo que diante deste cosmos trágico, Maquiavel coloca-se em favor de uma afirmação trágica, que aposta na virtù mesmo sabendo que seu sucesso depende de um encontro feliz com a Fortuna, que pode acontecer ou não.
id CEDEC-2_1668b74a70cc3c4f4837929e84df0007
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-64452019000200127
network_acronym_str CEDEC-2
network_name_str Lua nova (Online)
repository_id_str
spelling Maquiavel, pensador trágicoMaquiavelTrágicoTeoria do EncontroLucrécioResumo O artigo defende que Maquiavel foi um pensador trágico. Após breve introdução sobre os aspectos centrais de uma visão trágica de mundo, apresento, na primeira seção, evidências de que o autor de O Príncipe poderia ter chegado a esta visão a partir das fontes disponíveis no seu contexto intelectual. Entre estas fontes, destaco a recepção do livro De Rerum Natura, de Lucrécio, na Florença renascentista. Na segunda seção, procuro explicitar a visão trágica do cosmos presente nos textos de Maquiavel, com ênfase na sua teoria do encontro (riscontro). Na terceira seção, defendo que diante deste cosmos trágico, Maquiavel coloca-se em favor de uma afirmação trágica, que aposta na virtù mesmo sabendo que seu sucesso depende de um encontro feliz com a Fortuna, que pode acontecer ou não.CEDEC2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452019000200127Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.107 2019reponame:Lua nova (Online)instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)instacron:CEDEC10.1590/0102-127168/107info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Jean Castro dapor2019-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-64452019000200127Revistahttp://www.scielo.br/lnhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br1807-01750102-6445opendoar:2019-09-10T00:00Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Maquiavel, pensador trágico
title Maquiavel, pensador trágico
spellingShingle Maquiavel, pensador trágico
Costa,Jean Castro da
Maquiavel
Trágico
Teoria do Encontro
Lucrécio
title_short Maquiavel, pensador trágico
title_full Maquiavel, pensador trágico
title_fullStr Maquiavel, pensador trágico
title_full_unstemmed Maquiavel, pensador trágico
title_sort Maquiavel, pensador trágico
author Costa,Jean Castro da
author_facet Costa,Jean Castro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Jean Castro da
dc.subject.por.fl_str_mv Maquiavel
Trágico
Teoria do Encontro
Lucrécio
topic Maquiavel
Trágico
Teoria do Encontro
Lucrécio
description Resumo O artigo defende que Maquiavel foi um pensador trágico. Após breve introdução sobre os aspectos centrais de uma visão trágica de mundo, apresento, na primeira seção, evidências de que o autor de O Príncipe poderia ter chegado a esta visão a partir das fontes disponíveis no seu contexto intelectual. Entre estas fontes, destaco a recepção do livro De Rerum Natura, de Lucrécio, na Florença renascentista. Na segunda seção, procuro explicitar a visão trágica do cosmos presente nos textos de Maquiavel, com ênfase na sua teoria do encontro (riscontro). Na terceira seção, defendo que diante deste cosmos trágico, Maquiavel coloca-se em favor de uma afirmação trágica, que aposta na virtù mesmo sabendo que seu sucesso depende de um encontro feliz com a Fortuna, que pode acontecer ou não.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452019000200127
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452019000200127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-127168/107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDEC
publisher.none.fl_str_mv CEDEC
dc.source.none.fl_str_mv Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.107 2019
reponame:Lua nova (Online)
instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron:CEDEC
instname_str Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron_str CEDEC
institution CEDEC
reponame_str Lua nova (Online)
collection Lua nova (Online)
repository.name.fl_str_mv Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
repository.mail.fl_str_mv cedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br
_version_ 1754122597095702528