Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Maria Antônia de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300006
Resumo: O objetivo deste texto é caracterizar a gênese da prática e concepção da educação do campo, atentando para a concentração da terra e da propriedade como elementos estruturais geradores de desigualdade social. É propósito, ainda, destacar as principais conquistas efetivadas de 1990 até 2012 no âmbito da educação do campo e pontuar conflitos judiciais em torno do direito à educação superior entre os povos do campo. As reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de estudos empíricos realizados no período de 2002 a 2012. Tem-se como pressuposto central que a educação do campo é fruto de experiência coletiva construída pelos movimentos e organizações de trabalhadores do campo.
id CEDES-1_0c7022d8ecad1eb5e093d118c1c0dac8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000300006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Educação do campo, desigualdades sociais e educacionaisEducação do campoDesigualdadePolíticas educacionaisO objetivo deste texto é caracterizar a gênese da prática e concepção da educação do campo, atentando para a concentração da terra e da propriedade como elementos estruturais geradores de desigualdade social. É propósito, ainda, destacar as principais conquistas efetivadas de 1990 até 2012 no âmbito da educação do campo e pontuar conflitos judiciais em torno do direito à educação superior entre os povos do campo. As reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de estudos empíricos realizados no período de 2002 a 2012. Tem-se como pressuposto central que a educação do campo é fruto de experiência coletiva construída pelos movimentos e organizações de trabalhadores do campo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300006Educação & Sociedade v.33 n.120 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000300006info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Maria Antônia depor2012-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-10-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
title Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
spellingShingle Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
Souza,Maria Antônia de
Educação do campo
Desigualdade
Políticas educacionais
title_short Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
title_full Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
title_fullStr Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
title_full_unstemmed Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
title_sort Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais
author Souza,Maria Antônia de
author_facet Souza,Maria Antônia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Maria Antônia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Desigualdade
Políticas educacionais
topic Educação do campo
Desigualdade
Políticas educacionais
description O objetivo deste texto é caracterizar a gênese da prática e concepção da educação do campo, atentando para a concentração da terra e da propriedade como elementos estruturais geradores de desigualdade social. É propósito, ainda, destacar as principais conquistas efetivadas de 1990 até 2012 no âmbito da educação do campo e pontuar conflitos judiciais em torno do direito à educação superior entre os povos do campo. As reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de estudos empíricos realizados no período de 2002 a 2012. Tem-se como pressuposto central que a educação do campo é fruto de experiência coletiva construída pelos movimentos e organizações de trabalhadores do campo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.120 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555238645760