“NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Cibele Noronha de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogueira,Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100317
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em quartos infantis de domicílios socioeconomicamente favorecidos. Diante da crescente importância desse cômodo, fenômeno que vem sendo chamado “cultura do quarto”, a pesquisa analisou a materialidade e os sentidos conferidos por pais e crianças a esse espaço. Os procedimentos de investigação consistiram em entrevistas com os pais e produção de vídeos nos quais crianças entre 3 e 11 anos apresentavam seus quartos. Como resultado, foram encontrados: i) traços decorativos que apontam para o ideal educativo da autonomia e para uma socialização genderizada; ii) objetos que servem de suporte à rememoração de gerações anteriores; iii) decorações representativas de um ethos cosmopolita; e iv) móveis que conferem ao quarto feições de anexo da escola.
id CEDES-1_1fc7267ec5daae689daf4786230748c5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302020000100317
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIASocialização da criançaArquiteturaClasse média e eliteRESUMO Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em quartos infantis de domicílios socioeconomicamente favorecidos. Diante da crescente importância desse cômodo, fenômeno que vem sendo chamado “cultura do quarto”, a pesquisa analisou a materialidade e os sentidos conferidos por pais e crianças a esse espaço. Os procedimentos de investigação consistiram em entrevistas com os pais e produção de vídeos nos quais crianças entre 3 e 11 anos apresentavam seus quartos. Como resultado, foram encontrados: i) traços decorativos que apontam para o ideal educativo da autonomia e para uma socialização genderizada; ii) objetos que servem de suporte à rememoração de gerações anteriores; iii) decorações representativas de um ethos cosmopolita; e iv) móveis que conferem ao quarto feições de anexo da escola.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100317Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.234058info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Cibele Noronha deNogueira,Maria Alicepor2020-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100317Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-06-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
title “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
spellingShingle “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
Carvalho,Cibele Noronha de
Socialização da criança
Arquitetura
Classe média e elite
title_short “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
title_full “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
title_fullStr “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
title_full_unstemmed “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
title_sort “NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
author Carvalho,Cibele Noronha de
author_facet Carvalho,Cibele Noronha de
Nogueira,Maria Alice
author_role author
author2 Nogueira,Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Cibele Noronha de
Nogueira,Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização da criança
Arquitetura
Classe média e elite
topic Socialização da criança
Arquitetura
Classe média e elite
description RESUMO Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em quartos infantis de domicílios socioeconomicamente favorecidos. Diante da crescente importância desse cômodo, fenômeno que vem sendo chamado “cultura do quarto”, a pesquisa analisou a materialidade e os sentidos conferidos por pais e crianças a esse espaço. Os procedimentos de investigação consistiram em entrevistas com os pais e produção de vídeos nos quais crianças entre 3 e 11 anos apresentavam seus quartos. Como resultado, foram encontrados: i) traços decorativos que apontam para o ideal educativo da autonomia e para uma socialização genderizada; ii) objetos que servem de suporte à rememoração de gerações anteriores; iii) decorações representativas de um ethos cosmopolita; e iv) móveis que conferem ao quarto feições de anexo da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100317
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.234058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.41 2020
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557082042368