A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956 |
Resumo: | RESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações. |
id |
CEDES-1_37af34294eb2695a54a8a0992d6238ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302020000100956 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy TrustsReformas educacionais na InglaterraSponsored academiesMulti-academy trustsRESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.241712info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Vieirapor2020-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100956Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-11-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
title |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
spellingShingle |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts Silva,Maria Vieira Reformas educacionais na Inglaterra Sponsored academies Multi-academy trusts |
title_short |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
title_full |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
title_fullStr |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
title_full_unstemmed |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
title_sort |
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts |
author |
Silva,Maria Vieira |
author_facet |
Silva,Maria Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas educacionais na Inglaterra Sponsored academies Multi-academy trusts |
topic |
Reformas educacionais na Inglaterra Sponsored academies Multi-academy trusts |
description |
RESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.241712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.41 2020 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557354672128 |