A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956
Resumo: RESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações.
id CEDES-1_37af34294eb2695a54a8a0992d6238ce
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302020000100956
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy TrustsReformas educacionais na InglaterraSponsored academiesMulti-academy trustsRESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.241712info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Vieirapor2020-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100956Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-11-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
title A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
spellingShingle A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
Silva,Maria Vieira
Reformas educacionais na Inglaterra
Sponsored academies
Multi-academy trusts
title_short A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
title_full A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
title_fullStr A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
title_full_unstemmed A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
title_sort A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
author Silva,Maria Vieira
author_facet Silva,Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas educacionais na Inglaterra
Sponsored academies
Multi-academy trusts
topic Reformas educacionais na Inglaterra
Sponsored academies
Multi-academy trusts
description RESUMO Tendo como referência antinomias e paradoxos da democracia no tecido social contemporâneo, este artigo discute algumas mutações do neoliberalismo britânico a partir da gestão da coalizão do Conservative/Liberal Democrat. As análises têm como foco a potencialização das políticas neoliberais na educação pública inglesa, por meio dos programas sponsored academies e multi-academy trusts. A partir de dados coletados em fontes bibliográficas, documentos e legislações, enfocamos a intensificação da lógica mercantil nas reformas da Educação Secundária da Inglaterra e problematizamos a redefinição do sentido público da escola pública no contexto britânico, o qual tem sido referência para muitos estados-nações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.241712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.41 2020
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557354672128