Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400003 |
Resumo: | Com o aprofundamento do debate sobre questões educacionais, o professorado, a partir da década de 1980, passou a ser reconhecido como um dos principais agentes de mudança, seja da qualidade do ensino, seja da democratização da sociedade brasileira. A sua atuação organizada, entretanto, segundo Cunha (1991), poderia estar tendo um "efeito de retroanulação política", favorecendo as teses de privatização do ensino público. A pertinência desta interpretação é examinada sob a perspectiva do docente como profissional que busca alargar o seu poder e o reconhecimento de sua especialidade pelo Estado e pelo mercado, aspectos enfatizados ou criticados nos estudos sobre profissões (Barbosa, 1993; Bonelli, 1999; Freidson, 1998; Larson, 1977; Marques, 1995). Destaque é dado ao movimento, deslocamentos de interesse, de demandas, promovidos pela ação das entidades representativas da educação básica, sendo possível inferir que, diferentemente do que interpreta Cunha (1991), a atuação organizada dos docentes tem favorecido a delimitação de seu campo de atuação específica e o âmbito de sua influência política. |
id |
CEDES-1_537e5cc7f4de1dc1d8042b9229f0b53b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302003000400003 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionalização docente e políticas públicas no BrasilProfissionalização docenteEducação docentePolítica educacionalQualidade da educaçãoProcesso de profissionalizaçãoCom o aprofundamento do debate sobre questões educacionais, o professorado, a partir da década de 1980, passou a ser reconhecido como um dos principais agentes de mudança, seja da qualidade do ensino, seja da democratização da sociedade brasileira. A sua atuação organizada, entretanto, segundo Cunha (1991), poderia estar tendo um "efeito de retroanulação política", favorecendo as teses de privatização do ensino público. A pertinência desta interpretação é examinada sob a perspectiva do docente como profissional que busca alargar o seu poder e o reconhecimento de sua especialidade pelo Estado e pelo mercado, aspectos enfatizados ou criticados nos estudos sobre profissões (Barbosa, 1993; Bonelli, 1999; Freidson, 1998; Larson, 1977; Marques, 1995). Destaque é dado ao movimento, deslocamentos de interesse, de demandas, promovidos pela ação das entidades representativas da educação básica, sendo possível inferir que, diferentemente do que interpreta Cunha (1991), a atuação organizada dos docentes tem favorecido a delimitação de seu campo de atuação específica e o âmbito de sua influência política.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400003Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400003info:eu-repo/semantics/openAccessWeber,Silkepor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
title |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
spellingShingle |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil Weber,Silke Profissionalização docente Educação docente Política educacional Qualidade da educação Processo de profissionalização |
title_short |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
title_full |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
title_fullStr |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
title_sort |
Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil |
author |
Weber,Silke |
author_facet |
Weber,Silke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber,Silke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalização docente Educação docente Política educacional Qualidade da educação Processo de profissionalização |
topic |
Profissionalização docente Educação docente Política educacional Qualidade da educação Processo de profissionalização |
description |
Com o aprofundamento do debate sobre questões educacionais, o professorado, a partir da década de 1980, passou a ser reconhecido como um dos principais agentes de mudança, seja da qualidade do ensino, seja da democratização da sociedade brasileira. A sua atuação organizada, entretanto, segundo Cunha (1991), poderia estar tendo um "efeito de retroanulação política", favorecendo as teses de privatização do ensino público. A pertinência desta interpretação é examinada sob a perspectiva do docente como profissional que busca alargar o seu poder e o reconhecimento de sua especialidade pelo Estado e pelo mercado, aspectos enfatizados ou criticados nos estudos sobre profissões (Barbosa, 1993; Bonelli, 1999; Freidson, 1998; Larson, 1977; Marques, 1995). Destaque é dado ao movimento, deslocamentos de interesse, de demandas, promovidos pela ação das entidades representativas da educação básica, sendo possível inferir que, diferentemente do que interpreta Cunha (1991), a atuação organizada dos docentes tem favorecido a delimitação de seu campo de atuação específica e o âmbito de sua influência política. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302003000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.24 n.85 2003 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553401540608 |