A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Licínio C.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067
Resumo: O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.
id CEDES-1_87d9ac8805ceebf98006e67bf56fbde6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000401067
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?Gestão democrática das escolasAutogovernoParticipação no processo da tomada da decisãoGerencialismoPós-democracia O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014142170info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Licínio C.por2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401067Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
spellingShingle A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
Lima,Licínio C.
Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
title_short A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_full A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_fullStr A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_full_unstemmed A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_sort A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
author Lima,Licínio C.
author_facet Lima,Licínio C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
topic Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
description O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302014142170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.129 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555874082816