A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067 |
Resumo: | O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária. |
id |
CEDES-1_87d9ac8805ceebf98006e67bf56fbde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302014000401067 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?Gestão democrática das escolasAutogovernoParticipação no processo da tomada da decisãoGerencialismoPós-democracia O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014142170info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Licínio C.por2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401067Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
title |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
spellingShingle |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Lima,Licínio C. Gestão democrática das escolas Autogoverno Participação no processo da tomada da decisão Gerencialismo Pós-democracia |
title_short |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
title_full |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
title_fullStr |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
title_full_unstemmed |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
title_sort |
A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
author |
Lima,Licínio C. |
author_facet |
Lima,Licínio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática das escolas Autogoverno Participação no processo da tomada da decisão Gerencialismo Pós-democracia |
topic |
Gestão democrática das escolas Autogoverno Participação no processo da tomada da decisão Gerencialismo Pós-democracia |
description |
O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302014142170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.35 n.129 2014 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555874082816 |