Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012
Resumo: Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação.
id CEDES-1_a8ea5c99e54634df9596f86234f60318
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000200012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Thompson e Gramsci: história, política e processos de formaçãoHistoricismoFormação humanaGramsciThompsonPretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012Educação & Sociedade v.31 n.111 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Carlos EduardoOliveira,Marcus Aurélio Taborda despa2010-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000200012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-08-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
title Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
spellingShingle Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
Vieira,Carlos Eduardo
Historicismo
Formação humana
Gramsci
Thompson
title_short Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
title_full Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
title_fullStr Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
title_full_unstemmed Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
title_sort Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
author Vieira,Carlos Eduardo
author_facet Vieira,Carlos Eduardo
Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
author_role author
author2 Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Carlos Eduardo
Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
dc.subject.por.fl_str_mv Historicismo
Formação humana
Gramsci
Thompson
topic Historicismo
Formação humana
Gramsci
Thompson
description Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.111 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554842284032