Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012 |
Resumo: | Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação. |
id |
CEDES-1_a8ea5c99e54634df9596f86234f60318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302010000200012 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formaçãoHistoricismoFormação humanaGramsciThompsonPretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012Educação & Sociedade v.31 n.111 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Carlos EduardoOliveira,Marcus Aurélio Taborda despa2010-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000200012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-08-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
title |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
spellingShingle |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação Vieira,Carlos Eduardo Historicismo Formação humana Gramsci Thompson |
title_short |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
title_full |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
title_fullStr |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
title_full_unstemmed |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
title_sort |
Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação |
author |
Vieira,Carlos Eduardo |
author_facet |
Vieira,Carlos Eduardo Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Carlos Eduardo Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historicismo Formação humana Gramsci Thompson |
topic |
Historicismo Formação humana Gramsci Thompson |
description |
Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302010000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.31 n.111 2010 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554842284032 |