A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuenzer,Acacia Zeneida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300004
Resumo: Este artigo tem como objeto a formação de professores para o ensino médio. Parte do pressuposto de que a formação de professores, à medida que se constitui em estratégia de reprodução do capital, não se separa da esfera da produção, com o que há propostas diferenciadas e desiguais que atendem às diferentes necessidades de formação para o trabalho; em decorrência, reduz-se a autonomia relativa das propostas pedagógicas. A partir desse pressuposto, mostra que o capitalismo forma seus professores primariamente, no âmbito das relações sociais e de produção, e secundariamente, mediante cursos de formação inicial e continuada. Analisa os dados relativos à formação inicial e ao perfil do professor e referencia as políticas, as diretrizes e as propostas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011-2020.
id CEDES-1_b0fe29226efcf9c6a05a700d51ead133
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000300004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafiosFormação de professoresDocência no ensino médioTrabalho docente no capitalismoEste artigo tem como objeto a formação de professores para o ensino médio. Parte do pressuposto de que a formação de professores, à medida que se constitui em estratégia de reprodução do capital, não se separa da esfera da produção, com o que há propostas diferenciadas e desiguais que atendem às diferentes necessidades de formação para o trabalho; em decorrência, reduz-se a autonomia relativa das propostas pedagógicas. A partir desse pressuposto, mostra que o capitalismo forma seus professores primariamente, no âmbito das relações sociais e de produção, e secundariamente, mediante cursos de formação inicial e continuada. Analisa os dados relativos à formação inicial e ao perfil do professor e referencia as políticas, as diretrizes e as propostas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011-2020.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300004Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300004info:eu-repo/semantics/openAccessKuenzer,Acacia Zeneidapor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
title A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
spellingShingle A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
Kuenzer,Acacia Zeneida
Formação de professores
Docência no ensino médio
Trabalho docente no capitalismo
title_short A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
title_full A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
title_fullStr A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
title_full_unstemmed A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
title_sort A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios
author Kuenzer,Acacia Zeneida
author_facet Kuenzer,Acacia Zeneida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuenzer,Acacia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Docência no ensino médio
Trabalho docente no capitalismo
topic Formação de professores
Docência no ensino médio
Trabalho docente no capitalismo
description Este artigo tem como objeto a formação de professores para o ensino médio. Parte do pressuposto de que a formação de professores, à medida que se constitui em estratégia de reprodução do capital, não se separa da esfera da produção, com o que há propostas diferenciadas e desiguais que atendem às diferentes necessidades de formação para o trabalho; em decorrência, reduz-se a autonomia relativa das propostas pedagógicas. A partir desse pressuposto, mostra que o capitalismo forma seus professores primariamente, no âmbito das relações sociais e de produção, e secundariamente, mediante cursos de formação inicial e continuada. Analisa os dados relativos à formação inicial e ao perfil do professor e referencia as políticas, as diretrizes e as propostas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011-2020.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.116 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555164196864