Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malet,Régis
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400011
Resumo: A educação comparada conheceu fortunas diversas ao longo de sua evolução. Após um longo período de tensões não-resolvidas e, finalmente, de ostracismo, enquanto se esforçava por satisfazer tanto as injunções de utilidade do político como as exigências teóricas e conceituais dos meios acadêmicos, esta última década conheceu um vigoroso ressurgimento da educação comparada. De fato, confrontada, hoje em dia, com novos desafios de conhecimento, aos quais deve em parte sua renovação, a educação comparada há de se recompor de acordo com mudanças culturais: o crescimento de problemáticas educativas transculturais, o enfraquecimento dos Estados-Nações que acompanhou a consolidação de territórios identitários supranacionais (como a Europa) ou infranacionais (como as regiões) e fenômenos de expansão e interdependência cultural (globalização). Tantas conversões civilizacionais cujos desafios e sentido para a pesquisa comparativa contemporânea discutiremos aqui.
id CEDES-1_b3117b8e64a2dd7b1ecff87738ff27d3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000400011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparadaEducação comparadaMétodo comparatistaEducação transculturalA educação comparada conheceu fortunas diversas ao longo de sua evolução. Após um longo período de tensões não-resolvidas e, finalmente, de ostracismo, enquanto se esforçava por satisfazer tanto as injunções de utilidade do político como as exigências teóricas e conceituais dos meios acadêmicos, esta última década conheceu um vigoroso ressurgimento da educação comparada. De fato, confrontada, hoje em dia, com novos desafios de conhecimento, aos quais deve em parte sua renovação, a educação comparada há de se recompor de acordo com mudanças culturais: o crescimento de problemáticas educativas transculturais, o enfraquecimento dos Estados-Nações que acompanhou a consolidação de territórios identitários supranacionais (como a Europa) ou infranacionais (como as regiões) e fenômenos de expansão e interdependência cultural (globalização). Tantas conversões civilizacionais cujos desafios e sentido para a pesquisa comparativa contemporânea discutiremos aqui.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400011Educação & Sociedade v.25 n.89 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000400011info:eu-repo/semantics/openAccessMalet,Régispor2005-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
title Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
spellingShingle Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
Malet,Régis
Educação comparada
Método comparatista
Educação transcultural
title_short Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
title_full Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
title_fullStr Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
title_full_unstemmed Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
title_sort Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada
author Malet,Régis
author_facet Malet,Régis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malet,Régis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comparada
Método comparatista
Educação transcultural
topic Educação comparada
Método comparatista
Educação transcultural
description A educação comparada conheceu fortunas diversas ao longo de sua evolução. Após um longo período de tensões não-resolvidas e, finalmente, de ostracismo, enquanto se esforçava por satisfazer tanto as injunções de utilidade do político como as exigências teóricas e conceituais dos meios acadêmicos, esta última década conheceu um vigoroso ressurgimento da educação comparada. De fato, confrontada, hoje em dia, com novos desafios de conhecimento, aos quais deve em parte sua renovação, a educação comparada há de se recompor de acordo com mudanças culturais: o crescimento de problemáticas educativas transculturais, o enfraquecimento dos Estados-Nações que acompanhou a consolidação de territórios identitários supranacionais (como a Europa) ou infranacionais (como as regiões) e fenômenos de expansão e interdependência cultural (globalização). Tantas conversões civilizacionais cujos desafios e sentido para a pesquisa comparativa contemporânea discutiremos aqui.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.89 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553479135232