Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dwyer,Tom
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Wainer,Jacques, Dutra,Rodrigo Silveira, Covic,André, Magalhães,Valdo B., Ferreira,Luiz Renato Ribeiro, Pimenta,Valdiney Alves, Claudio,Kleucio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003
Resumo: As políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas.
id CEDES-1_1377cf1f5d35850d2eca59c49f764a1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000400003
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolarComputadoresEducação fundamentalEducação médiaDesempenhoSAEBAs políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003Educação & Sociedade v.28 n.101 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000400003info:eu-repo/semantics/openAccessDwyer,TomWainer,JacquesDutra,Rodrigo SilveiraCovic,AndréMagalhães,Valdo B.Ferreira,Luiz Renato RibeiroPimenta,Valdiney AlvesClaudio,Kleuciopor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000400003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-01-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
title Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
spellingShingle Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
Dwyer,Tom
Computadores
Educação fundamental
Educação média
Desempenho
SAEB
title_short Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
title_full Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
title_fullStr Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
title_full_unstemmed Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
title_sort Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
author Dwyer,Tom
author_facet Dwyer,Tom
Wainer,Jacques
Dutra,Rodrigo Silveira
Covic,André
Magalhães,Valdo B.
Ferreira,Luiz Renato Ribeiro
Pimenta,Valdiney Alves
Claudio,Kleucio
author_role author
author2 Wainer,Jacques
Dutra,Rodrigo Silveira
Covic,André
Magalhães,Valdo B.
Ferreira,Luiz Renato Ribeiro
Pimenta,Valdiney Alves
Claudio,Kleucio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dwyer,Tom
Wainer,Jacques
Dutra,Rodrigo Silveira
Covic,André
Magalhães,Valdo B.
Ferreira,Luiz Renato Ribeiro
Pimenta,Valdiney Alves
Claudio,Kleucio
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores
Educação fundamental
Educação média
Desempenho
SAEB
topic Computadores
Educação fundamental
Educação média
Desempenho
SAEB
description As políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.101 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554177486848