Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003 |
Resumo: | As políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas. |
id |
CEDES-1_1377cf1f5d35850d2eca59c49f764a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000400003 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolarComputadoresEducação fundamentalEducação médiaDesempenhoSAEBAs políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003Educação & Sociedade v.28 n.101 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000400003info:eu-repo/semantics/openAccessDwyer,TomWainer,JacquesDutra,Rodrigo SilveiraCovic,AndréMagalhães,Valdo B.Ferreira,Luiz Renato RibeiroPimenta,Valdiney AlvesClaudio,Kleuciopor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000400003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-01-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
title |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
spellingShingle |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar Dwyer,Tom Computadores Educação fundamental Educação média Desempenho SAEB |
title_short |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
title_full |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
title_fullStr |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
title_full_unstemmed |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
title_sort |
Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar |
author |
Dwyer,Tom |
author_facet |
Dwyer,Tom Wainer,Jacques Dutra,Rodrigo Silveira Covic,André Magalhães,Valdo B. Ferreira,Luiz Renato Ribeiro Pimenta,Valdiney Alves Claudio,Kleucio |
author_role |
author |
author2 |
Wainer,Jacques Dutra,Rodrigo Silveira Covic,André Magalhães,Valdo B. Ferreira,Luiz Renato Ribeiro Pimenta,Valdiney Alves Claudio,Kleucio |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dwyer,Tom Wainer,Jacques Dutra,Rodrigo Silveira Covic,André Magalhães,Valdo B. Ferreira,Luiz Renato Ribeiro Pimenta,Valdiney Alves Claudio,Kleucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computadores Educação fundamental Educação média Desempenho SAEB |
topic |
Computadores Educação fundamental Educação média Desempenho SAEB |
description |
As políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.101 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554177486848 |