Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreiro,Maria Silvia Almeida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200004
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.
id CEDES-2_315354592a8fedef29b0b207c8e1e437
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003000200004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio ClaroEnsino de geografiaConstrução de mapasAtlas escolaresFormação de professoresO objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200004Cadernos CEDES v.23 n.60 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCarreiro,Maria Silvia Almeidapor2003-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2003-10-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
title Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
spellingShingle Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
Carreiro,Maria Silvia Almeida
Ensino de geografia
Construção de mapas
Atlas escolares
Formação de professores
title_short Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
title_full Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
title_fullStr Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
title_full_unstemmed Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
title_sort Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro
author Carreiro,Maria Silvia Almeida
author_facet Carreiro,Maria Silvia Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreiro,Maria Silvia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Construção de mapas
Atlas escolares
Formação de professores
topic Ensino de geografia
Construção de mapas
Atlas escolares
Formação de professores
description O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.60 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605124648960