Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magrone,Eduardo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005
Resumo: O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.
id CEDES-2_ba31a6d1eecf7256242ebf9270f90ddc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622006000300005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecidaGramsciSociedade civilSociedade políticaAutonomia escolarO artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005Cadernos CEDES v.26 n.70 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000300005info:eu-repo/semantics/openAccessMagrone,Eduardopor2007-02-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2007-02-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
title Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
spellingShingle Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
Magrone,Eduardo
Gramsci
Sociedade civil
Sociedade política
Autonomia escolar
title_short Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
title_full Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
title_fullStr Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
title_full_unstemmed Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
title_sort Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
author Magrone,Eduardo
author_facet Magrone,Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magrone,Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
Sociedade civil
Sociedade política
Autonomia escolar
topic Gramsci
Sociedade civil
Sociedade política
Autonomia escolar
description O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622006000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.26 n.70 2006
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605204340736