Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004 |
Resumo: | O texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica. |
id |
CEDES-2_df3957ea85172bba77750c4882bb0b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622010000300004 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infânciaTempoNarrativaInfânciaMemóriaO texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Andréa Borges depor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
title |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
spellingShingle |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância Medeiros,Andréa Borges de Tempo Narrativa Infância Memória |
title_short |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
title_full |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
title_fullStr |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
title_full_unstemmed |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
title_sort |
Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância |
author |
Medeiros,Andréa Borges de |
author_facet |
Medeiros,Andréa Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Andréa Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo Narrativa Infância Memória |
topic |
Tempo Narrativa Infância Memória |
description |
O texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622010000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.30 n.82 2010 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605526253568 |