Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Andréa Borges de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004
Resumo: O texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica.
id CEDES-2_df3957ea85172bba77750c4882bb0b2a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622010000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infânciaTempoNarrativaInfânciaMemóriaO texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Andréa Borges depor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
title Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
spellingShingle Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
Medeiros,Andréa Borges de
Tempo
Narrativa
Infância
Memória
title_short Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
title_full Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
title_fullStr Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
title_full_unstemmed Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
title_sort Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância
author Medeiros,Andréa Borges de
author_facet Medeiros,Andréa Borges de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Andréa Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
Narrativa
Infância
Memória
topic Tempo
Narrativa
Infância
Memória
description O texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622010000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.30 n.82 2010
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605526253568