Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasca,Wanderléia Quinhoeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Picolini,Mirela Machado, Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da, Campos,Karis de, Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos, Brasolotto,Alcione Ghedini, Alvarenga,Katia de Freitas, Maximino,Luciana Paula, Berretin-Felix,Giédre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002
Resumo: OBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa.
id CEFAC-1_0863fb8b9af577a7dadd6a64c617265c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462013000600002
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditivaEducação a DistânciaCapacitaçãoFonoaudiologiaAudiologiaOBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002Revista CEFAC v.15 n.6 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462013005000035info:eu-repo/semantics/openAccessBlasca,Wanderléia QuinhoeiroPicolini,Mirela MachadoSilva,Andressa Sharllene da Carneiro daCampos,Karis dePinto,Ghiedree Fernanda RamosBrasolotto,Alcione GhediniAlvarenga,Katia de FreitasMaximino,Luciana PaulaBerretin-Felix,Giédrepor2016-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000600002Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-08-16T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
title Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
spellingShingle Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
Blasca,Wanderléia Quinhoeiro
Educação a Distância
Capacitação
Fonoaudiologia
Audiologia
title_short Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
title_full Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
title_fullStr Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
title_full_unstemmed Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
title_sort Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
author Blasca,Wanderléia Quinhoeiro
author_facet Blasca,Wanderléia Quinhoeiro
Picolini,Mirela Machado
Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da
Campos,Karis de
Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos
Brasolotto,Alcione Ghedini
Alvarenga,Katia de Freitas
Maximino,Luciana Paula
Berretin-Felix,Giédre
author_role author
author2 Picolini,Mirela Machado
Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da
Campos,Karis de
Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos
Brasolotto,Alcione Ghedini
Alvarenga,Katia de Freitas
Maximino,Luciana Paula
Berretin-Felix,Giédre
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasca,Wanderléia Quinhoeiro
Picolini,Mirela Machado
Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da
Campos,Karis de
Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos
Brasolotto,Alcione Ghedini
Alvarenga,Katia de Freitas
Maximino,Luciana Paula
Berretin-Felix,Giédre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Capacitação
Fonoaudiologia
Audiologia
topic Educação a Distância
Capacitação
Fonoaudiologia
Audiologia
description OBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462013005000035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.15 n.6 2013
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122578767642624