Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002 |
Resumo: | OBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa. |
id |
CEFAC-1_0863fb8b9af577a7dadd6a64c617265c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462013000600002 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditivaEducação a DistânciaCapacitaçãoFonoaudiologiaAudiologiaOBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002Revista CEFAC v.15 n.6 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462013005000035info:eu-repo/semantics/openAccessBlasca,Wanderléia QuinhoeiroPicolini,Mirela MachadoSilva,Andressa Sharllene da Carneiro daCampos,Karis dePinto,Ghiedree Fernanda RamosBrasolotto,Alcione GhediniAlvarenga,Katia de FreitasMaximino,Luciana PaulaBerretin-Felix,Giédrepor2016-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000600002Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-08-16T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
title |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
spellingShingle |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva Blasca,Wanderléia Quinhoeiro Educação a Distância Capacitação Fonoaudiologia Audiologia |
title_short |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
title_full |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
title_fullStr |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
title_full_unstemmed |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
title_sort |
Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva |
author |
Blasca,Wanderléia Quinhoeiro |
author_facet |
Blasca,Wanderléia Quinhoeiro Picolini,Mirela Machado Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da Campos,Karis de Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos Brasolotto,Alcione Ghedini Alvarenga,Katia de Freitas Maximino,Luciana Paula Berretin-Felix,Giédre |
author_role |
author |
author2 |
Picolini,Mirela Machado Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da Campos,Karis de Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos Brasolotto,Alcione Ghedini Alvarenga,Katia de Freitas Maximino,Luciana Paula Berretin-Felix,Giédre |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blasca,Wanderléia Quinhoeiro Picolini,Mirela Machado Silva,Andressa Sharllene da Carneiro da Campos,Karis de Pinto,Ghiedree Fernanda Ramos Brasolotto,Alcione Ghedini Alvarenga,Katia de Freitas Maximino,Luciana Paula Berretin-Felix,Giédre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Capacitação Fonoaudiologia Audiologia |
topic |
Educação a Distância Capacitação Fonoaudiologia Audiologia |
description |
OBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462013005000035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.15 n.6 2013 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122578767642624 |