O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Tristana Nascimento
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes,Erissandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000300008
Resumo: OBJETIVO: investigar os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. MÉTODOS: estudo observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores frente ao aprendizado da leitura. RESULTADOS: dos 30 professores estudados, houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos (p<0,001), sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. CONCLUSÃO: a grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons-leitores.
id CEFAC-1_11db3db832a4bc99fe91816bb066dbf8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462008000300008
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aulaComunicaçãoAprendizagemEducaçãoOBJETIVO: investigar os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. MÉTODOS: estudo observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores frente ao aprendizado da leitura. RESULTADOS: dos 30 professores estudados, houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos (p<0,001), sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. CONCLUSÃO: a grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons-leitores.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000300008Revista CEFAC v.10 n.3 2008reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462008000300008info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Tristana NascimentoGomes,Erissandrapor2008-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462008000300008Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2008-10-10T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
title O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
spellingShingle O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
Barros,Tristana Nascimento
Comunicação
Aprendizagem
Educação
title_short O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
title_full O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
title_fullStr O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
title_full_unstemmed O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
title_sort O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula
author Barros,Tristana Nascimento
author_facet Barros,Tristana Nascimento
Gomes,Erissandra
author_role author
author2 Gomes,Erissandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Tristana Nascimento
Gomes,Erissandra
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Aprendizagem
Educação
topic Comunicação
Aprendizagem
Educação
description OBJETIVO: investigar os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. MÉTODOS: estudo observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores frente ao aprendizado da leitura. RESULTADOS: dos 30 professores estudados, houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos (p<0,001), sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. CONCLUSÃO: a grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons-leitores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462008000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.10 n.3 2008
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122573764886528