Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300371 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: descrever a implantação e o nível de satisfação dos usuários sobre ações de tele-educação, relacionadas à saúde da comunicação humana. Métodos: relato de experiência que envolveu a realização de dez sessões de seminários transmitidos por webconferência, em um Núcleo de Telessaúde de Pernambuco. O público-alvo foi composto por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi conduzida mediante entrevista estruturada, via contato telefônico com os participantes dos seminários. Foram consideradas as seguintes variáveis: temáticas das sessões, média de pontos conectados, município participante, categoria profissional e nível de satisfação do participante. Os dados foram analisados por frequência simples e média aritmética. Resultados: a média de pontos conectados nas dez sessões foi de 3,77. Participaram profissionais da área da enfermagem, medicina, fonoaudiologia e profissionais de nível técnico - Agentes Comunitários de Saúde. 100% do público considerou os temas muito interessantes, além de relevante à profissão. Todos referiram satisfação com as ações de tele-educação. Conclusões: a implantação da Telefonoaudiologia em Pernambuco iniciou-se pela capacitação da equipe, planejamento, oferta e avaliação das ações de tele-educação, voltadas para a temática da saúde da comunicação humana. |
id |
CEFAC-1_51792a69586fab48cc2c8cc30116c2bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462017000300371 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de PernambucoFonoaudiologiaTelemedicinaAtenção Primária à SaúdeEducação a DistânciaEducação ContinuadaRESUMO Objetivo: descrever a implantação e o nível de satisfação dos usuários sobre ações de tele-educação, relacionadas à saúde da comunicação humana. Métodos: relato de experiência que envolveu a realização de dez sessões de seminários transmitidos por webconferência, em um Núcleo de Telessaúde de Pernambuco. O público-alvo foi composto por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi conduzida mediante entrevista estruturada, via contato telefônico com os participantes dos seminários. Foram consideradas as seguintes variáveis: temáticas das sessões, média de pontos conectados, município participante, categoria profissional e nível de satisfação do participante. Os dados foram analisados por frequência simples e média aritmética. Resultados: a média de pontos conectados nas dez sessões foi de 3,77. Participaram profissionais da área da enfermagem, medicina, fonoaudiologia e profissionais de nível técnico - Agentes Comunitários de Saúde. 100% do público considerou os temas muito interessantes, além de relevante à profissão. Todos referiram satisfação com as ações de tele-educação. Conclusões: a implantação da Telefonoaudiologia em Pernambuco iniciou-se pela capacitação da equipe, planejamento, oferta e avaliação das ações de tele-educação, voltadas para a temática da saúde da comunicação humana.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300371Revista CEFAC v.19 n.3 2017reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201719314716info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Cynthia Maria Barboza doLima,Maria Luiza Lopes Timóteo deSousa,Fabiana de Oliveira SilvaNovaes,Magdala de AraújoGaldino,Doralice RodriguesSilva,Érika Cristina HonoratoLeitão,Gabriela Guedes de SáSilva,Tatiana de Paula Santana dapor2017-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462017000300371Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2017-07-10T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
title |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
spellingShingle |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco Nascimento,Cynthia Maria Barboza do Fonoaudiologia Telemedicina Atenção Primária à Saúde Educação a Distância Educação Continuada |
title_short |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
title_full |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
title_fullStr |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
title_sort |
Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco |
author |
Nascimento,Cynthia Maria Barboza do |
author_facet |
Nascimento,Cynthia Maria Barboza do Lima,Maria Luiza Lopes Timóteo de Sousa,Fabiana de Oliveira Silva Novaes,Magdala de Araújo Galdino,Doralice Rodrigues Silva,Érika Cristina Honorato Leitão,Gabriela Guedes de Sá Silva,Tatiana de Paula Santana da |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Maria Luiza Lopes Timóteo de Sousa,Fabiana de Oliveira Silva Novaes,Magdala de Araújo Galdino,Doralice Rodrigues Silva,Érika Cristina Honorato Leitão,Gabriela Guedes de Sá Silva,Tatiana de Paula Santana da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Cynthia Maria Barboza do Lima,Maria Luiza Lopes Timóteo de Sousa,Fabiana de Oliveira Silva Novaes,Magdala de Araújo Galdino,Doralice Rodrigues Silva,Érika Cristina Honorato Leitão,Gabriela Guedes de Sá Silva,Tatiana de Paula Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Telemedicina Atenção Primária à Saúde Educação a Distância Educação Continuada |
topic |
Fonoaudiologia Telemedicina Atenção Primária à Saúde Educação a Distância Educação Continuada |
description |
RESUMO Objetivo: descrever a implantação e o nível de satisfação dos usuários sobre ações de tele-educação, relacionadas à saúde da comunicação humana. Métodos: relato de experiência que envolveu a realização de dez sessões de seminários transmitidos por webconferência, em um Núcleo de Telessaúde de Pernambuco. O público-alvo foi composto por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi conduzida mediante entrevista estruturada, via contato telefônico com os participantes dos seminários. Foram consideradas as seguintes variáveis: temáticas das sessões, média de pontos conectados, município participante, categoria profissional e nível de satisfação do participante. Os dados foram analisados por frequência simples e média aritmética. Resultados: a média de pontos conectados nas dez sessões foi de 3,77. Participaram profissionais da área da enfermagem, medicina, fonoaudiologia e profissionais de nível técnico - Agentes Comunitários de Saúde. 100% do público considerou os temas muito interessantes, além de relevante à profissão. Todos referiram satisfação com as ações de tele-educação. Conclusões: a implantação da Telefonoaudiologia em Pernambuco iniciou-se pela capacitação da equipe, planejamento, oferta e avaliação das ações de tele-educação, voltadas para a temática da saúde da comunicação humana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300371 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0216201719314716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.19 n.3 2017 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122581355528192 |