Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Cynthia Maria Barboza do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima,Maria Luiza Lopes Timóteo de, Sousa,Fabiana de Oliveira Silva, Novaes,Magdala de Araújo, Galdino,Doralice Rodrigues, Silva,Érika Cristina Honorato, Leitão,Gabriela Guedes de Sá, Silva,Tatiana de Paula Santana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300371
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever a implantação e o nível de satisfação dos usuários sobre ações de tele-educação, relacionadas à saúde da comunicação humana. Métodos: relato de experiência que envolveu a realização de dez sessões de seminários transmitidos por webconferência, em um Núcleo de Telessaúde de Pernambuco. O público-alvo foi composto por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi conduzida mediante entrevista estruturada, via contato telefônico com os participantes dos seminários. Foram consideradas as seguintes variáveis: temáticas das sessões, média de pontos conectados, município participante, categoria profissional e nível de satisfação do participante. Os dados foram analisados por frequência simples e média aritmética. Resultados: a média de pontos conectados nas dez sessões foi de 3,77. Participaram profissionais da área da enfermagem, medicina, fonoaudiologia e profissionais de nível técnico - Agentes Comunitários de Saúde. 100% do público considerou os temas muito interessantes, além de relevante à profissão. Todos referiram satisfação com as ações de tele-educação. Conclusões: a implantação da Telefonoaudiologia em Pernambuco iniciou-se pela capacitação da equipe, planejamento, oferta e avaliação das ações de tele-educação, voltadas para a temática da saúde da comunicação humana.
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