Desenvolvimento de fala e linguagem na deficiência auditiva: relato de dois casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira,Ana Carolina de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Capo,Bianca Maria, Santos,Thássia Silva Dos, Gil,Daniela
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100308
Resumo: O objetivo é monitorar o desenvolvimento de fala e linguagem de duas crianças deficientes auditivas, utilizando os protocolos da Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo e Maturidade Simbólica, sendo uma criança do sexo masculino, três anos de idade, perda auditiva neurossensorial moderada na orelha esquerda e profunda na orelha direita, usuária de prótese auditiva bilateral e a outra do sexo feminino, quatro anos de idade, perda auditiva neurossensorial profunda bilateral, com implante coclear unilateral e prótese auditiva, ambas atendidas no ambulatório de audiologia educacional da Universidade Federal de São Paulo, na abordagem aurioral. Os sujeitos foram submetidos à aplicação da Maturidade Simbólica (brincadeira livre, brincadeira semi-dirigida e imitação de ações) e Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo para investigação do jogo simbólico e da linguagem expressiva, respectivamente. Os testes foram aplicados nas duas crianças em dois momentos, num intervalo de cinco meses. Ambas tiveram evolução em todas as provas da Maturidade Simbólica e na Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo quando comparadas as duas aplicações. Na primeira aplicação da Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo, a criança do sexo feminino emitia três palavras (0,9%) e a do sexo masculino 90 palavras (29,4%); na segunda aplicação 25 palavras (8,1%) e 176 palavras (57,5%) respectivamente. O menino apresentou melhor evolução nas provas de Maturidade Simbólica e Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo, quando comparada a menina. Os protocolos aplicados em dois momentos diferentes do desenvolvimento das crianças foram eficazes para monitorar o desenvolvimento de fala e linguagem. O melhor desempenho da criança do sexo masculino pode estar associado ao grau de perda auditiva.
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