Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasca,Wanderléia Quinhoneiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maximino,Luciana Paula, Galdino,Debora Godoy, Campos,Karis de, Picolini,Mirela Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600013
Resumo: OBJETIVO: elaborar, aplicar e avaliar um modelo de Teleducação Interativa para o ensino da Audiologia, disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. MÉTODOS: participaram deste estudo 13 alunos do 2º ano do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru-SP. O programa de Teleducação Interativa foi elaborado, utilizando um tutor eletrônico, o Cybertutor. Os participantes receberam uma senha de acesso ao conteúdo teórico da disciplina. O prazo estabelecido foi de 30 dias, sendo que o aluno poderia acessar quantas vezes julgasse necessário. Para a avaliação do programa foi realizada a aplicação de dois questionários, sendo um referente ao conteúdo didático-teórico da disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual e outro referente ao objeto de aprendizagem utilizado (Cybertutor). O questionário didático-teórico avaliou a efetividade do programa na aprendizagem do aluno e foi aplicado em dois momentos distintos, ou seja, pré e pós-teste. O questionário referente ao Cybertutor abordou aspectos de aceitação, viabilidade e interatividade. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste Wilcoxon (p < 0,05) e dados percentuais. RESULTADOS: a diferença estatisticamente significante encontrada na comparação pré e pós-teste com p=0,016, demonstra que o Cybertutor proporcionou o aprendizado do aluno de graduação na área da Audiologia, disciplina de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Quanto à avaliação do Cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos consideram-no explicativo, e de fácil entendimento. CONCLUSÃO: o programa de Teleducação Interativa mostrou-se efetivo como material educacional no processo ensino-aprendizagem da Audiologia.
id CEFAC-1_6dd522edd4c8c45c8adb141769ba87c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000600013
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Novas tecnologias educacionais no ensino da AudiologiaEducação a DistânciaTecnologia EducacionalInstrução por ComputadorAudiologiaOBJETIVO: elaborar, aplicar e avaliar um modelo de Teleducação Interativa para o ensino da Audiologia, disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. MÉTODOS: participaram deste estudo 13 alunos do 2º ano do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru-SP. O programa de Teleducação Interativa foi elaborado, utilizando um tutor eletrônico, o Cybertutor. Os participantes receberam uma senha de acesso ao conteúdo teórico da disciplina. O prazo estabelecido foi de 30 dias, sendo que o aluno poderia acessar quantas vezes julgasse necessário. Para a avaliação do programa foi realizada a aplicação de dois questionários, sendo um referente ao conteúdo didático-teórico da disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual e outro referente ao objeto de aprendizagem utilizado (Cybertutor). O questionário didático-teórico avaliou a efetividade do programa na aprendizagem do aluno e foi aplicado em dois momentos distintos, ou seja, pré e pós-teste. O questionário referente ao Cybertutor abordou aspectos de aceitação, viabilidade e interatividade. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste Wilcoxon (p < 0,05) e dados percentuais. RESULTADOS: a diferença estatisticamente significante encontrada na comparação pré e pós-teste com p=0,016, demonstra que o Cybertutor proporcionou o aprendizado do aluno de graduação na área da Audiologia, disciplina de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Quanto à avaliação do Cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos consideram-no explicativo, e de fácil entendimento. CONCLUSÃO: o programa de Teleducação Interativa mostrou-se efetivo como material educacional no processo ensino-aprendizagem da Audiologia.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600013Revista CEFAC v.12 n.6 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000021info:eu-repo/semantics/openAccessBlasca,Wanderléia QuinhoneiroMaximino,Luciana PaulaGaldino,Debora GodoyCampos,Karis dePicolini,Mirela Machadopor2011-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000600013Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-01-27T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
title Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
spellingShingle Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
Blasca,Wanderléia Quinhoneiro
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Instrução por Computador
Audiologia
title_short Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
title_full Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
title_fullStr Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
title_full_unstemmed Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
title_sort Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
author Blasca,Wanderléia Quinhoneiro
author_facet Blasca,Wanderléia Quinhoneiro
Maximino,Luciana Paula
Galdino,Debora Godoy
Campos,Karis de
Picolini,Mirela Machado
author_role author
author2 Maximino,Luciana Paula
Galdino,Debora Godoy
Campos,Karis de
Picolini,Mirela Machado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasca,Wanderléia Quinhoneiro
Maximino,Luciana Paula
Galdino,Debora Godoy
Campos,Karis de
Picolini,Mirela Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Instrução por Computador
Audiologia
topic Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Instrução por Computador
Audiologia
description OBJETIVO: elaborar, aplicar e avaliar um modelo de Teleducação Interativa para o ensino da Audiologia, disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. MÉTODOS: participaram deste estudo 13 alunos do 2º ano do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru-SP. O programa de Teleducação Interativa foi elaborado, utilizando um tutor eletrônico, o Cybertutor. Os participantes receberam uma senha de acesso ao conteúdo teórico da disciplina. O prazo estabelecido foi de 30 dias, sendo que o aluno poderia acessar quantas vezes julgasse necessário. Para a avaliação do programa foi realizada a aplicação de dois questionários, sendo um referente ao conteúdo didático-teórico da disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual e outro referente ao objeto de aprendizagem utilizado (Cybertutor). O questionário didático-teórico avaliou a efetividade do programa na aprendizagem do aluno e foi aplicado em dois momentos distintos, ou seja, pré e pós-teste. O questionário referente ao Cybertutor abordou aspectos de aceitação, viabilidade e interatividade. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste Wilcoxon (p < 0,05) e dados percentuais. RESULTADOS: a diferença estatisticamente significante encontrada na comparação pré e pós-teste com p=0,016, demonstra que o Cybertutor proporcionou o aprendizado do aluno de graduação na área da Audiologia, disciplina de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Quanto à avaliação do Cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos consideram-no explicativo, e de fácil entendimento. CONCLUSÃO: o programa de Teleducação Interativa mostrou-se efetivo como material educacional no processo ensino-aprendizagem da Audiologia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.6 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575091335168