Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200003 |
Resumo: | OBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise). |
id |
CEFAC-1_71f5de7a6d3c24523d9f7ac1f3ab766a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462013000200003 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamentalAudiçãoPercepção AuditivaTestes AuditivosEstudantesOBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise).ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200003Revista CEFAC v.15 n.2 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462012005000040info:eu-repo/semantics/openAccessTerto,Sulamita da Silva MarcelinoLemos,Stela Maris Aguiarpor2013-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000200003Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2013-05-14T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
title |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental Terto,Sulamita da Silva Marcelino Audição Percepção Auditiva Testes Auditivos Estudantes |
title_short |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental |
author |
Terto,Sulamita da Silva Marcelino |
author_facet |
Terto,Sulamita da Silva Marcelino Lemos,Stela Maris Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Lemos,Stela Maris Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terto,Sulamita da Silva Marcelino Lemos,Stela Maris Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição Percepção Auditiva Testes Auditivos Estudantes |
topic |
Audição Percepção Auditiva Testes Auditivos Estudantes |
description |
OBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462012005000040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.15 n.2 2013 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122577958141952 |