Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Bruna Franciele da Trindade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bastilha,Gabriele Rodrigues, Costa,Cintia da Conceição, Mancopes,Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401333
Resumo: Resumo:O objetivo deste estudo foi identificar os protocolos existentes sobre qualidade de vida (QV) em disfagia e verificar a utilização dos mesmos no tratamento fonoaudiológico. Realizou-se pesquisa teórica e exploratória com a técnica de revisão da literatura nas bases de dados SCOPUS, Trip Database, LILACS, PubMed, SciELO, Google Schoolar, periódicos Capes e MedLine. O período de busca compreendeu os anos entre 2004 e 2014 e foram utilizados os seguintes descritores: deglutição; transtornos da deglutição; qualidade de vida; questionários e os seus respectivos termos em inglês deglutition; deglutition disorders; quality of Life; questionnaires. Foram encontrados na literatura o protocolo Quality of life in Swallowing Disorders-SWAL-QOL, o qual estabelece o comprometimento da deglutição independente da etiologia; o MD Anderson Dysphagia Inventory, que é específico para sujeitos submetidos à tratamento de câncer de cabeça e pescoço e o Dysphagia Handicap Index,que avalia os efeitos da disfagia sobre a qualidade de vida (QV) em sujeitos com diferentes patologias de base e pode ser utilizado em níveis mais baixos de escolaridade. A literatura propõe diferentes protocolos que avaliam a QV em disfagia, sendo que os mais utilizados avaliam a QV de forma geral, relacionada ao câncer de cabeça e pescoço e de sujeitos com diferentes diagnósticos médicos. A utilização desses protocolos pode auxiliar e complementar a avaliação clínica e objetiva da deglutição, uma vez que, retratam a autoavaliação referida pelo sujeito, sendo este ponto de vista de extrema importância para o tratamento fonoaudiológico.
id CEFAC-1_927c235a62878da7e44536dc8fbcac72
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000401333
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literaturaDeglutiçãoTranstornos da DeglutiçãoQualidade de VidaQuestionáriosResumo:O objetivo deste estudo foi identificar os protocolos existentes sobre qualidade de vida (QV) em disfagia e verificar a utilização dos mesmos no tratamento fonoaudiológico. Realizou-se pesquisa teórica e exploratória com a técnica de revisão da literatura nas bases de dados SCOPUS, Trip Database, LILACS, PubMed, SciELO, Google Schoolar, periódicos Capes e MedLine. O período de busca compreendeu os anos entre 2004 e 2014 e foram utilizados os seguintes descritores: deglutição; transtornos da deglutição; qualidade de vida; questionários e os seus respectivos termos em inglês deglutition; deglutition disorders; quality of Life; questionnaires. Foram encontrados na literatura o protocolo Quality of life in Swallowing Disorders-SWAL-QOL, o qual estabelece o comprometimento da deglutição independente da etiologia; o MD Anderson Dysphagia Inventory, que é específico para sujeitos submetidos à tratamento de câncer de cabeça e pescoço e o Dysphagia Handicap Index,que avalia os efeitos da disfagia sobre a qualidade de vida (QV) em sujeitos com diferentes patologias de base e pode ser utilizado em níveis mais baixos de escolaridade. A literatura propõe diferentes protocolos que avaliam a QV em disfagia, sendo que os mais utilizados avaliam a QV de forma geral, relacionada ao câncer de cabeça e pescoço e de sujeitos com diferentes diagnósticos médicos. A utilização desses protocolos pode auxiliar e complementar a avaliação clínica e objetiva da deglutição, uma vez que, retratam a autoavaliação referida pelo sujeito, sendo este ponto de vista de extrema importância para o tratamento fonoaudiológico.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401333Revista CEFAC v.17 n.4 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517418014info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Bruna Franciele da TrindadeBastilha,Gabriele RodriguesCosta,Cintia da ConceiçãoMancopes,Renatapor2015-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000401333Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-12T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
title Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
spellingShingle Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
Gonçalves,Bruna Franciele da Trindade
Deglutição
Transtornos da Deglutição
Qualidade de Vida
Questionários
title_short Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
title_full Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
title_fullStr Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
title_full_unstemmed Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
title_sort Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura
author Gonçalves,Bruna Franciele da Trindade
author_facet Gonçalves,Bruna Franciele da Trindade
Bastilha,Gabriele Rodrigues
Costa,Cintia da Conceição
Mancopes,Renata
author_role author
author2 Bastilha,Gabriele Rodrigues
Costa,Cintia da Conceição
Mancopes,Renata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Bruna Franciele da Trindade
Bastilha,Gabriele Rodrigues
Costa,Cintia da Conceição
Mancopes,Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Deglutição
Transtornos da Deglutição
Qualidade de Vida
Questionários
topic Deglutição
Transtornos da Deglutição
Qualidade de Vida
Questionários
description Resumo:O objetivo deste estudo foi identificar os protocolos existentes sobre qualidade de vida (QV) em disfagia e verificar a utilização dos mesmos no tratamento fonoaudiológico. Realizou-se pesquisa teórica e exploratória com a técnica de revisão da literatura nas bases de dados SCOPUS, Trip Database, LILACS, PubMed, SciELO, Google Schoolar, periódicos Capes e MedLine. O período de busca compreendeu os anos entre 2004 e 2014 e foram utilizados os seguintes descritores: deglutição; transtornos da deglutição; qualidade de vida; questionários e os seus respectivos termos em inglês deglutition; deglutition disorders; quality of Life; questionnaires. Foram encontrados na literatura o protocolo Quality of life in Swallowing Disorders-SWAL-QOL, o qual estabelece o comprometimento da deglutição independente da etiologia; o MD Anderson Dysphagia Inventory, que é específico para sujeitos submetidos à tratamento de câncer de cabeça e pescoço e o Dysphagia Handicap Index,que avalia os efeitos da disfagia sobre a qualidade de vida (QV) em sujeitos com diferentes patologias de base e pode ser utilizado em níveis mais baixos de escolaridade. A literatura propõe diferentes protocolos que avaliam a QV em disfagia, sendo que os mais utilizados avaliam a QV de forma geral, relacionada ao câncer de cabeça e pescoço e de sujeitos com diferentes diagnósticos médicos. A utilização desses protocolos pode auxiliar e complementar a avaliação clínica e objetiva da deglutição, uma vez que, retratam a autoavaliação referida pelo sujeito, sendo este ponto de vista de extrema importância para o tratamento fonoaudiológico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401333
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201517418014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.4 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580129742848