A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Luisa de Fátima Lucena de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leal,Ana Lúcia, Sena,Ester Feijó Correia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500009
Resumo: OBJETIVO: verificar a importância da comunicação não-verbal do professor no exercício de sua atividade profissional. MÉTODOS: a presente pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2008. A população de estudo foi composta por alunos de dois cursos de graduação (Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia). Foram escolhidos, aleatoriamente, alunos de cada turma, independente de sexo ou idade, compondo um total de 63 alunos. RESULTADOS: os dados obtidos mostraram que, independente da sua formação (se fonoaudiólogo ou não), todos consideraram que a comunicação não-verbal do professor é um importante fator na transmissão das mensagens. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que os entrevistados avaliaram a comunicação não-verbal como importante para a efetividade da interação, podendo interferir no desempenho do docente em sala de aula.
id CEFAC-1_ff651c1bb0be2864b548a179bc1d1274
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000500009
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissionalComunicação não VerbalDocentesEstudantesOBJETIVO: verificar a importância da comunicação não-verbal do professor no exercício de sua atividade profissional. MÉTODOS: a presente pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2008. A população de estudo foi composta por alunos de dois cursos de graduação (Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia). Foram escolhidos, aleatoriamente, alunos de cada turma, independente de sexo ou idade, compondo um total de 63 alunos. RESULTADOS: os dados obtidos mostraram que, independente da sua formação (se fonoaudiólogo ou não), todos consideraram que a comunicação não-verbal do professor é um importante fator na transmissão das mensagens. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que os entrevistados avaliaram a comunicação não-verbal como importante para a efetividade da interação, podendo interferir no desempenho do docente em sala de aula.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500009Revista CEFAC v.12 n.5 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000088info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Luisa de Fátima Lucena deLeal,Ana LúciaSena,Ester Feijó Correia depor2010-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000500009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-11-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
title A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
spellingShingle A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
Sousa,Luisa de Fátima Lucena de
Comunicação não Verbal
Docentes
Estudantes
title_short A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
title_full A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
title_fullStr A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
title_full_unstemmed A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
title_sort A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional
author Sousa,Luisa de Fátima Lucena de
author_facet Sousa,Luisa de Fátima Lucena de
Leal,Ana Lúcia
Sena,Ester Feijó Correia de
author_role author
author2 Leal,Ana Lúcia
Sena,Ester Feijó Correia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Luisa de Fátima Lucena de
Leal,Ana Lúcia
Sena,Ester Feijó Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação não Verbal
Docentes
Estudantes
topic Comunicação não Verbal
Docentes
Estudantes
description OBJETIVO: verificar a importância da comunicação não-verbal do professor no exercício de sua atividade profissional. MÉTODOS: a presente pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2008. A população de estudo foi composta por alunos de dois cursos de graduação (Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia). Foram escolhidos, aleatoriamente, alunos de cada turma, independente de sexo ou idade, compondo um total de 63 alunos. RESULTADOS: os dados obtidos mostraram que, independente da sua formação (se fonoaudiólogo ou não), todos consideraram que a comunicação não-verbal do professor é um importante fator na transmissão das mensagens. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que os entrevistados avaliaram a comunicação não-verbal como importante para a efetividade da interação, podendo interferir no desempenho do docente em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.5 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575437365248