Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377 |
Resumo: | Este artigo busca trazer elementos para compreender como famílias residentes em territórios vulneráveis se relacionam com a escolarização de seus filhos. Para tanto realizou pesquisa de inspiração etnográfica junto a 12 famílias moradoras de um bairro de periferia da cidade de São Paulo. As mães foram as principais informantes. A metodologia de análise dos dados consistiu na construção de retratos sociológicos de cada uma das mães e numa análise transversal desses retratos. Os resultados permitem concluir que as mães pesquisadas atribuem um grande valor à escolarização de seus filhos, embora o grau do envolvimento com essa escolarização seja dependente do grau de vulnerabilidade das famílias. Permitem também caracterizar esse tipo de envolvimento, os significados atribuídos à escola, e a natureza e os tipos de esforços realizados para assegurar a permanência na escola e uma escolarização mais longa, limitada, porém, em geral, pela conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Efeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola.Palavras-chaveEfeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola. Family, School, Vulnerable AreasAbstractThis article aims to gather elements to understand how families living in vulnerable areas relate to their children’s education. To that end, we conducted an ethnographic study with 12 families living in a peripheral neighborhood in the city of São Paulo. The mothers were the main informants. The methodology of data analysis consisted of building sociological portraits of each of the mothers and conducting a transversal analysis of these portraits. Results show that the mothers surveyed value highly their children’s education, although their degree of involvement with it depends on the families’ degree of vulnerability. The study also describes the types of such involvement, the meanings attributed to school and the nature and types of efforts made to ensure that children remain in school and have a longer school life, though usually limited to concluding secondary education.KeywordsTerritory effect. Socio-spatial inequality. Family-school relationship. |
id |
CENPEC-1_1777437ce0346fee8ecc08d3b493e6c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/377 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areasEducação; CulturaEste artigo busca trazer elementos para compreender como famílias residentes em territórios vulneráveis se relacionam com a escolarização de seus filhos. Para tanto realizou pesquisa de inspiração etnográfica junto a 12 famílias moradoras de um bairro de periferia da cidade de São Paulo. As mães foram as principais informantes. A metodologia de análise dos dados consistiu na construção de retratos sociológicos de cada uma das mães e numa análise transversal desses retratos. Os resultados permitem concluir que as mães pesquisadas atribuem um grande valor à escolarização de seus filhos, embora o grau do envolvimento com essa escolarização seja dependente do grau de vulnerabilidade das famílias. Permitem também caracterizar esse tipo de envolvimento, os significados atribuídos à escola, e a natureza e os tipos de esforços realizados para assegurar a permanência na escola e uma escolarização mais longa, limitada, porém, em geral, pela conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Efeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola.Palavras-chaveEfeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola. Family, School, Vulnerable AreasAbstractThis article aims to gather elements to understand how families living in vulnerable areas relate to their children’s education. To that end, we conducted an ethnographic study with 12 families living in a peripheral neighborhood in the city of São Paulo. The mothers were the main informants. The methodology of data analysis consisted of building sociological portraits of each of the mothers and conducting a transversal analysis of these portraits. Results show that the mothers surveyed value highly their children’s education, although their degree of involvement with it depends on the families’ degree of vulnerability. The study also describes the types of such involvement, the meanings attributed to school and the nature and types of efforts made to ensure that children remain in school and have a longer school life, though usually limited to concluding secondary education.KeywordsTerritory effect. Socio-spatial inequality. Family-school relationship.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBatista, Antônio Augusto GomesCarvalho-Silva, Hamilton Harley deAlves, Luciana2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/37710.18676/cadernoscenpec.v7i1.377Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017)Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v7i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377/374https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377/383Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T16:21:55Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/377Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-05-18T16:21:55Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
title |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
spellingShingle |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas Batista, Antônio Augusto Gomes Educação; Cultura |
title_short |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
title_full |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
title_fullStr |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
title_full_unstemmed |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
title_sort |
Família, escola, território vulnerável / Family, school, vulnerable areas |
author |
Batista, Antônio Augusto Gomes |
author_facet |
Batista, Antônio Augusto Gomes Carvalho-Silva, Hamilton Harley de Alves, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho-Silva, Hamilton Harley de Alves, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Antônio Augusto Gomes Carvalho-Silva, Hamilton Harley de Alves, Luciana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Cultura |
topic |
Educação; Cultura |
description |
Este artigo busca trazer elementos para compreender como famílias residentes em territórios vulneráveis se relacionam com a escolarização de seus filhos. Para tanto realizou pesquisa de inspiração etnográfica junto a 12 famílias moradoras de um bairro de periferia da cidade de São Paulo. As mães foram as principais informantes. A metodologia de análise dos dados consistiu na construção de retratos sociológicos de cada uma das mães e numa análise transversal desses retratos. Os resultados permitem concluir que as mães pesquisadas atribuem um grande valor à escolarização de seus filhos, embora o grau do envolvimento com essa escolarização seja dependente do grau de vulnerabilidade das famílias. Permitem também caracterizar esse tipo de envolvimento, os significados atribuídos à escola, e a natureza e os tipos de esforços realizados para assegurar a permanência na escola e uma escolarização mais longa, limitada, porém, em geral, pela conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Efeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola.Palavras-chaveEfeito território. Desigualdade socioespacial. Relação família e escola. Family, School, Vulnerable AreasAbstractThis article aims to gather elements to understand how families living in vulnerable areas relate to their children’s education. To that end, we conducted an ethnographic study with 12 families living in a peripheral neighborhood in the city of São Paulo. The mothers were the main informants. The methodology of data analysis consisted of building sociological portraits of each of the mothers and conducting a transversal analysis of these portraits. Results show that the mothers surveyed value highly their children’s education, although their degree of involvement with it depends on the families’ degree of vulnerability. The study also describes the types of such involvement, the meanings attributed to school and the nature and types of efforts made to ensure that children remain in school and have a longer school life, though usually limited to concluding secondary education.KeywordsTerritory effect. Socio-spatial inequality. Family-school relationship. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377 10.18676/cadernoscenpec.v7i1.377 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v7i1.377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377/374 https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/377/383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017) Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017) 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v7i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072123375616 |