Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Junior, Jaime Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brasil, Gutemberg Hespanha, Carneiro, Teresa Cristina Janes, Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
Resumo: Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.
id CESGRAN-1_a13e3c4f27683101fce6e693ca9bd8cd
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1073
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFESEvasao; Graduação; Regressao logisticaUma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaBrasil, Gutemberg HespanhaCarneiro, Teresa Cristina JanesCorassa, Maria Auxiliadora de Carvalho2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/107310.22347/2175-2753v8i24.1073Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:05Zoai:ojs.localhost:article/1073Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:05Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
spellingShingle Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Sales Junior, Jaime Souza
Evasao; Graduação; Regressao logistica
title_short Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_full Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_fullStr Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_full_unstemmed Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_sort Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
author Sales Junior, Jaime Souza
author_facet Sales Junior, Jaime Souza
Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
author_role author
author2 Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Junior, Jaime Souza
Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Evasao; Graduação; Regressao logistica
topic Evasao; Graduação; Regressao logistica
description Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
10.22347/2175-2753v8i24.1073
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i24.1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 514
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672319746048