Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o tema avaliação abordando seus tipos, formas e usos. Apresenta conceitos relacionados à avaliação diagnostica, formativa e somativa, segundo os conceitos de autores como Bloom (1983) e Haydt (2008). Destaca a avaliação apresentando suas formas sob uma visao tradicional em que a avaliação e usada com finalidade ora classificatoria, ora punitiva e como controle social. Tambem apresenta a avaliação sob uma visao mediadora da aprendizagem sendo essa um processo continuo de ação-reflexão-ação em relação à pratica pedagogica. Ao final se propoem superar essa visao classificatoria e punitiva da avaliação, e vista como medida de valor para classificação do conhecimento e exclusao social. |
id |
CESGRAN-1_a9ee6b6b5184d4e7c9e56eb8250053d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/217 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogicaAvaliaçãoAvaliação; Tipos; Formas;Neste artigo discute-se o tema avaliação abordando seus tipos, formas e usos. Apresenta conceitos relacionados à avaliação diagnostica, formativa e somativa, segundo os conceitos de autores como Bloom (1983) e Haydt (2008). Destaca a avaliação apresentando suas formas sob uma visao tradicional em que a avaliação e usada com finalidade ora classificatoria, ora punitiva e como controle social. Tambem apresenta a avaliação sob uma visao mediadora da aprendizagem sendo essa um processo continuo de ação-reflexão-ação em relação à pratica pedagogica. Ao final se propoem superar essa visao classificatoria e punitiva da avaliação, e vista como medida de valor para classificação do conhecimento e exclusao social.Fundação CesgranrioFreitas, Sirley LeiteCosta, Michele Gomes Noe daMiranda, Flavine Assis de2014-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/21710.22347/2175-2753v6i16.217Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 85-982175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217/pdfAmerica do SulDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:55:30Zoai:ojs.localhost:article/217Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2014-09-25T16:55:30Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
title |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
spellingShingle |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica Freitas, Sirley Leite Avaliação Avaliação; Tipos; Formas; |
title_short |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
title_full |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
title_fullStr |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
title_full_unstemmed |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
title_sort |
Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica |
author |
Freitas, Sirley Leite |
author_facet |
Freitas, Sirley Leite Costa, Michele Gomes Noe da Miranda, Flavine Assis de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Michele Gomes Noe da Miranda, Flavine Assis de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Sirley Leite Costa, Michele Gomes Noe da Miranda, Flavine Assis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação; Tipos; Formas; |
topic |
Avaliação Avaliação; Tipos; Formas; |
description |
Neste artigo discute-se o tema avaliação abordando seus tipos, formas e usos. Apresenta conceitos relacionados à avaliação diagnostica, formativa e somativa, segundo os conceitos de autores como Bloom (1983) e Haydt (2008). Destaca a avaliação apresentando suas formas sob uma visao tradicional em que a avaliação e usada com finalidade ora classificatoria, ora punitiva e como controle social. Tambem apresenta a avaliação sob uma visao mediadora da aprendizagem sendo essa um processo continuo de ação-reflexão-ação em relação à pratica pedagogica. Ao final se propoem superar essa visao classificatoria e punitiva da avaliação, e vista como medida de valor para classificação do conhecimento e exclusao social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217 10.22347/2175-2753v6i16.217 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i16.217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
America do Sul |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 85-98 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672698281984 |