A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. |
id |
CESGRAN-1_cbd419f03c6fbda2e444bdea18fcb06d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/951 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aulaEducação; Avaliação, CompetenciasEste estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. Fundação CesgranrioRangel, MaryMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagrePimenta, Maria de Fatima Barros2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/95110.22347/2175-2753v8i22.951Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 29-472175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:53Zoai:ojs.localhost:article/951Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:53Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
title |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
spellingShingle |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula Rangel, Mary Educação; Avaliação, Competencias |
title_short |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
title_full |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
title_fullStr |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
title_full_unstemmed |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
title_sort |
A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula |
author |
Rangel, Mary |
author_facet |
Rangel, Mary Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Pimenta, Maria de Fatima Barros |
author_role |
author |
author2 |
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Pimenta, Maria de Fatima Barros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Mary Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Pimenta, Maria de Fatima Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Avaliação, Competencias |
topic |
Educação; Avaliação, Competencias |
description |
Este estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951 10.22347/2175-2753v8i22.951 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i22.951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 29-47 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671797555200 |