A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre, Pimenta, Maria de Fatima Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951
Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. 
id CESGRAN-1_cbd419f03c6fbda2e444bdea18fcb06d
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/951
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aulaEducação; Avaliação, CompetenciasEste estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. Fundação CesgranrioRangel, MaryMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagrePimenta, Maria de Fatima Barros2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/95110.22347/2175-2753v8i22.951Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 29-472175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:53Zoai:ojs.localhost:article/951Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:53Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
title A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
spellingShingle A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
Rangel, Mary
Educação; Avaliação, Competencias
title_short A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
title_full A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
title_fullStr A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
title_full_unstemmed A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
title_sort A Trajetoria das Competencias e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Pimenta, Maria de Fatima Barros
author_role author
author2 Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Pimenta, Maria de Fatima Barros
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Pimenta, Maria de Fatima Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação, Competencias
topic Educação; Avaliação, Competencias
description Este estudo tem por objetivo discutir concepcoes e propostas de competencias e habilidades, retomando tambem elementos da avaliação. A partir da analise da implementação do Exame Nacional do Ensino Medio/ENEM, busca-se argumentar sobre a importância de percepcoes criticas e contextualizadas, observando-se que a definicao de competencias e habilidades repercute, nao so no ENEM, como no perfil que se espera do ingressante no ensino superior. Do ponto de vista metodologico, este texto caracteriza-se, entao, como um ensaio teorico, descritivo e argumentativo, recuperando aportes historicos e conceituais, em cuja finalização relativiza-se o descredito em disciplinas e concorda-se com o questionamento à importação de modelos sem um dialogo partilhado com a comunidade educativa. Complementa os aportes teoricos a revisao de algumas pesquisas recentes que, num mesmo periodo, discutiram competencias e habilidades em diversos contextos. Palavras-chave: Competencias. Habilidades. Avaliação. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951
10.22347/2175-2753v8i22.951
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i22.951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 29-47
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671797555200