Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792 |
Resumo: | O artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica. |
id |
CESGRAN-1_f56141c32ae24d7d3c68cd7cd1d5abd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3792 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?Avaliação; Currículo; EducaçãoO artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica.Fundação CesgranrioCNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa - Processo nº 305416/2020-0Sarmento, Carolina Trentini MoraesMendonça, Samuel2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/379210.22347/2175-2753v14i45.3792Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 728-7482175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792/pdfAméricasatualidadeprofessores e gestor de uma IESDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:13Zoai:ojs.localhost:article/3792Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:13Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
title |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
spellingShingle |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? Sarmento, Carolina Trentini Moraes Avaliação; Currículo; Educação |
title_short |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
title_full |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
title_fullStr |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
title_full_unstemmed |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
title_sort |
Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso? |
author |
Sarmento, Carolina Trentini Moraes |
author_facet |
Sarmento, Carolina Trentini Moraes Mendonça, Samuel |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Samuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa - Processo nº 305416/2020-0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Carolina Trentini Moraes Mendonça, Samuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Currículo; Educação |
topic |
Avaliação; Currículo; Educação |
description |
O artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792 10.22347/2175-2753v14i45.3792 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i45.3792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Américas atualidade professores e gestor de uma IES |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 728-748 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672343863296 |