Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Carolina Trentini Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792
Resumo: O artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica.
id CESGRAN-1_f56141c32ae24d7d3c68cd7cd1d5abd6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3792
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?Avaliação; Currículo; EducaçãoO artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica.Fundação CesgranrioCNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa - Processo nº 305416/2020-0Sarmento, Carolina Trentini MoraesMendonça, Samuel2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/379210.22347/2175-2753v14i45.3792Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 728-7482175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792/pdfAméricasatualidadeprofessores e gestor de uma IESDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:13Zoai:ojs.localhost:article/3792Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:13Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
title Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
spellingShingle Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
Sarmento, Carolina Trentini Moraes
Avaliação; Currículo; Educação
title_short Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
title_full Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
title_fullStr Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
title_full_unstemmed Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
title_sort Qualidades avaliativas e a reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
author Sarmento, Carolina Trentini Moraes
author_facet Sarmento, Carolina Trentini Moraes
Mendonça, Samuel
author_role author
author2 Mendonça, Samuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa - Processo nº 305416/2020-0
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Carolina Trentini Moraes
Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Currículo; Educação
topic Avaliação; Currículo; Educação
description O artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo a analisá-los a partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente a possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando a construção de um curso de qualidade pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792
10.22347/2175-2753v14i45.3792
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i45.3792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3792/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Américas
atualidade
professores e gestor de uma IES
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 728-748
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672343863296