As estratégias de governamento identitário na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gräff, Patricia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Maura Corcini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622
Resumo: O texto problematiza as estratégias de governamento identitário operadas na Educação, na Contemporaneidade. No cruzamento entre os estudos de Michel Foucault e as teorizações que filiam-se ao pensamento social contemporâneo, articula o governamento como ferramenta para o exercício analítico produzido sobre seis publicações do Ministério da Educação, que compõem a coleção Educação para Todos. Mostra duas estratégias de governamento identitário delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma, que assumem, como fim, o esmaecimento das práticas de discriminação. Conclui-se, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados. 
id CESGRANRIO_13d80da290b49bd2e387008785cc0ecf
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1622
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling As estratégias de governamento identitário na EducaçãoThe identity government strategies in EducationLas estrategias de gobiernamento identitaria em la EducaciónEducaçãoIdentidade cultural; Tolerância; Discriminação; EducaçãoCultural identity; Tolerance; Discrimination; EducationIdentidad cultural; Tolerancia; Discriminación; EducaciónO texto problematiza as estratégias de governamento identitário operadas na Educação, na Contemporaneidade. No cruzamento entre os estudos de Michel Foucault e as teorizações que filiam-se ao pensamento social contemporâneo, articula o governamento como ferramenta para o exercício analítico produzido sobre seis publicações do Ministério da Educação, que compõem a coleção Educação para Todos. Mostra duas estratégias de governamento identitário delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma, que assumem, como fim, o esmaecimento das práticas de discriminação. Conclui-se, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados. The text problematizes the identity government strategies operated in Education, in the Contemporaneity. In the intersection between Michel Foucault’s studies and theorizations that are based on contemporary social thought, it articulates governance as a tool for the analytical exercise produced on six publications of the Ministry of Education, which make up the Education for All collection. It shows two identity governance strategies, outlined in educational policies: the tolerance production and the stigma inversion, which take on the purpose, the fading of discrimination practices. Finally, it concludes that the partial stigma inversion precludes the incorporation of tolerance in the relationships between individuals, making that these strategies do not produce the expected effects. El texto problematiza las estrategias de gobiernamento identitaria operadas en la Educación, en la Contemporaneidad. En la intersección entre los estudios de Michel Foucault y teorizaciones que están afiliadas al pensamiento social contemporáneo, se articula la gobiernamento como una herramienta para el ejercicio analítico, producido en seis publicaciones del Ministerio de Educación, que componen la colección Educación para Todos. Muestra de dos estrategias de gobiernamento identitaria descritas en las políticas educativas: la producción de tolerancia y la inversión del estigma, que asumen, como un fin, el desvanecimiento de las prácticas de discriminación. Finalmente, se concluye que la inversión parcial del estigma hace que sea imposible incorporar tolerancia en las relaciones entre individuos, evitando así que estas estrategias produzcan los efectos esperados. Fundação CesgranrioCAPESGräff, PatriciaLopes, Maura Corcini2020-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/162210.1590/s0104-40362019002701622Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun.; 480-4991809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1219https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1220https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1221https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1622/252Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T19:46:41Zoai:ojs.localhost:article/1622Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-07-08T19:46:41Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de governamento identitário na Educação
The identity government strategies in Education
Las estrategias de gobiernamento identitaria em la Educación
title As estratégias de governamento identitário na Educação
spellingShingle As estratégias de governamento identitário na Educação
Gräff, Patricia
Educação
Identidade cultural; Tolerância; Discriminação; Educação
Cultural identity; Tolerance; Discrimination; Education
Identidad cultural; Tolerancia; Discriminación; Educación
title_short As estratégias de governamento identitário na Educação
title_full As estratégias de governamento identitário na Educação
title_fullStr As estratégias de governamento identitário na Educação
title_full_unstemmed As estratégias de governamento identitário na Educação
title_sort As estratégias de governamento identitário na Educação
author Gräff, Patricia
author_facet Gräff, Patricia
Lopes, Maura Corcini
author_role author
author2 Lopes, Maura Corcini
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES


dc.contributor.author.fl_str_mv Gräff, Patricia
Lopes, Maura Corcini
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidade cultural; Tolerância; Discriminação; Educação
Cultural identity; Tolerance; Discrimination; Education
Identidad cultural; Tolerancia; Discriminación; Educación
topic Educação
Identidade cultural; Tolerância; Discriminação; Educação
Cultural identity; Tolerance; Discrimination; Education
Identidad cultural; Tolerancia; Discriminación; Educación
description O texto problematiza as estratégias de governamento identitário operadas na Educação, na Contemporaneidade. No cruzamento entre os estudos de Michel Foucault e as teorizações que filiam-se ao pensamento social contemporâneo, articula o governamento como ferramenta para o exercício analítico produzido sobre seis publicações do Ministério da Educação, que compõem a coleção Educação para Todos. Mostra duas estratégias de governamento identitário delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma, que assumem, como fim, o esmaecimento das práticas de discriminação. Conclui-se, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622
10.1590/s0104-40362019002701622
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362019002701622
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1219
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1220
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1622/1221
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1622/252
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun.; 480-499
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034305409024