Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Candido Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097
Resumo: A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.
id CESGRANRIO_4cea7bf0a6d6155eb7651acdb0b8f848
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1097
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia dialogica para democratizar a educação superiorDialogical pedagogy for higher education democratizationPedagogia dialogica para la democratizacion de la Educacion superiorEducacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogicaducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogicaHigher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogyA expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.Higher education expansion leads to enroll socio-culturally diverse students. In fact, does greater enrollment lead to increasing democratic opportunities? This research project focuses the assumed neutrality of educational institutions: do they reproduce social relations and power structures? In search of updating the dialogical pedagogy concept, it analyzed the social experiences, interaction of students and faculty members in a university. Multiple case study involved young students of two teacher education undergraduate programs. Its results show the high value attributed to friendship, creativity and mutual respect, as well as the concern with non-interested students. This project generated a hypothesis encompassing three fundamental axes of the student body and faculty social interaction: the denial of students’ critical capacity by faculty, moreover the trends to inculpate each other for failure and to develop authoritarian relations.La expansion de la Educacion superior amplia la diversidad socio-cultural de sus estudiantes. ¿Este incremento de matriculas realmente conduce a crecientes oportunidades educativas? Esta investigación tiene foco sobre la supuesta neutralidad de las instituciones educativas: ¿ellas reproducen de facto las relaciones sociales, asi como las estructuras de poder? En búsqueda de la actualizacion del concepto de pedagogia dialogica, esta investigación analizo las experiencias sociales de interaccion entre estudiantes y profesores de una universidad. Se efectuo un estudio de casos múltiples con docentes y estudiantes de dos programas de formacion de maestros. Los resultados señalaron el alto valor atribuido a la amistad, creatividad y respeto mutuo, asi como la preocupacion con el desinteres de parte de los estudiantes. Entonces, se genero una hipotesis, involucrando tres ejes fundamentales de la interaccion entre los dos grupos: la negacion de la capacidad critica de los estudiantes por sus profesores, ademas de las tendencias a culparse mutuamente por el fracaso y a desarrollar relaciones autoritarias.Fundação CesgranrioVasconcelos, Ivar Cesar Oliveira deGomes, Candido Alberto2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109710.1590/S0104-40362016000300004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 579-6081809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/545https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/546https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/547Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T13:48:37Zoai:ojs.localhost:article/1097Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T13:48:37Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
Dialogical pedagogy for higher education democratization
Pedagogia dialogica para la democratizacion de la Educacion superior
title Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
spellingShingle Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica
ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica
Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy
title_short Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
title_full Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
title_fullStr Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
title_full_unstemmed Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
title_sort Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
author Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
author_facet Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Gomes, Candido Alberto
author_role author
author2 Gomes, Candido Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Gomes, Candido Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica
ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica
Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy
topic Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica
ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica
Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy
description A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097
10.1590/S0104-40362016000300004
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/545
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/546
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 579-608
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034344206336