Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401
Resumo: O objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.
id CESGRANRIO_533ac414ee1ce06b41c7c1e7d3a1806a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/401
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?Peace in the classroom as a condition for school success: what does the literature reveal?Paz en el salon de clase como condicion para el suceso escolar: ¿que revela la literatura?Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolarDisciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolarSchool discipline; School violence; Teacher education; School managementO objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.This paper aims to discuss the issue of indiscipline as a contribution for an educational proposal in favour of peace, based on the selective review of the literature. Contemporary times require overcoming authoritarianism, oppression and submission in schools. Considering the construction of educational processes directed toward the development of autonomy and solidarity, on the basis of dialogue, emancipation and cooperation, according to Freinet, Freire and other great educators, this work presents some suggestions for schools: (i) constitution of teams for intervention on the basis of problem-solving, by means of educational project development, aiming school self-management; (ii) planning of significant curricula for stimulating the desire to learn; (iii) the use of dialogue for co-establishing social life rules, based on the respect to diversities as cultural wealth.El objetivo del presente trabajo es discutir el tema de la indisciplina en la escuela con vistas a una propuesta educativa a favor de la paz, con fundamento en una revision selectiva de la literatura. Los tiempos contemporaneos requieren la superacion del autoritarismo, opresion y sumision en las escuelas. Con vistas a la construcción de procesos educativos dirigidos al desarrollo de la autonomia y de la solidaridad, con fundamento en el dialogo, la emancipacion y cooperacion, según Freinet, Freire y otros grandes educadores, este trabajo propone algunas sugestiones a las escuelas: (i) la constitucion de equipos de intervencion para la resolucion de problemas, mirando a la auto-gestion escolar; (ii) planificacion de curriculos significativos para estimular el deseo de aprender; (iii) el uso del dialogo para establecer en conjunto normas de la vida social, respectando a las diversidades interhumanas como riqueza cultural.Fundação CesgranrioLopes, Rosilene Beatriz2012-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 20, n. 75 (2012): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 261-2821809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:17Zoai:ojs.localhost:article/401Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:17Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
Peace in the classroom as a condition for school success: what does the literature reveal?
Paz en el salon de clase como condicion para el suceso escolar: ¿que revela la literatura?
title Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
spellingShingle Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
Lopes, Rosilene Beatriz
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar
School discipline; School violence; Teacher education; School management
title_short Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
title_full Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
title_fullStr Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
title_full_unstemmed Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
title_sort Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
author Lopes, Rosilene Beatriz
author_facet Lopes, Rosilene Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosilene Beatriz
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar
School discipline; School violence; Teacher education; School management
topic Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar
School discipline; School violence; Teacher education; School management
description O objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401
dc.language.iso.fl_str_mv pt; en; es
language_invalid_str_mv pt; en; es
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 20, n. 75 (2012): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 261-282
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034133442560