Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401 |
Resumo: | O objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural. |
id |
CESGRANRIO_533ac414ee1ce06b41c7c1e7d3a1806a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/401 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura?Peace in the classroom as a condition for school success: what does the literature reveal?Paz en el salon de clase como condicion para el suceso escolar: ¿que revela la literatura?Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolarDisciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolarSchool discipline; School violence; Teacher education; School managementO objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.This paper aims to discuss the issue of indiscipline as a contribution for an educational proposal in favour of peace, based on the selective review of the literature. Contemporary times require overcoming authoritarianism, oppression and submission in schools. Considering the construction of educational processes directed toward the development of autonomy and solidarity, on the basis of dialogue, emancipation and cooperation, according to Freinet, Freire and other great educators, this work presents some suggestions for schools: (i) constitution of teams for intervention on the basis of problem-solving, by means of educational project development, aiming school self-management; (ii) planning of significant curricula for stimulating the desire to learn; (iii) the use of dialogue for co-establishing social life rules, based on the respect to diversities as cultural wealth.El objetivo del presente trabajo es discutir el tema de la indisciplina en la escuela con vistas a una propuesta educativa a favor de la paz, con fundamento en una revision selectiva de la literatura. Los tiempos contemporaneos requieren la superacion del autoritarismo, opresion y sumision en las escuelas. Con vistas a la construcción de procesos educativos dirigidos al desarrollo de la autonomia y de la solidaridad, con fundamento en el dialogo, la emancipacion y cooperacion, según Freinet, Freire y otros grandes educadores, este trabajo propone algunas sugestiones a las escuelas: (i) la constitucion de equipos de intervencion para la resolucion de problemas, mirando a la auto-gestion escolar; (ii) planificacion de curriculos significativos para estimular el deseo de aprender; (iii) el uso del dialogo para establecer en conjunto normas de la vida social, respectando a las diversidades interhumanas como riqueza cultural.Fundação CesgranrioLopes, Rosilene Beatriz2012-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 20, n. 75 (2012): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 261-2821809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:17Zoai:ojs.localhost:article/401Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:17Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? Peace in the classroom as a condition for school success: what does the literature reveal? Paz en el salon de clase como condicion para el suceso escolar: ¿que revela la literatura? |
title |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
spellingShingle |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? Lopes, Rosilene Beatriz Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar School discipline; School violence; Teacher education; School management |
title_short |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
title_full |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
title_fullStr |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
title_full_unstemmed |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
title_sort |
Paz na sala de aula e uma condicao para o sucesso escolar: que revela a literatura? |
author |
Lopes, Rosilene Beatriz |
author_facet |
Lopes, Rosilene Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosilene Beatriz |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar School discipline; School violence; Teacher education; School management |
topic |
Disciplina escolar; Violencia escolar; Formacion de educadores; Gestion escolar Disciplina escolar; Violencia escolar; Formação de educadores; Gestao escolar School discipline; School violence; Teacher education; School management |
description |
O objetivo deste artigo e discutir o tema indisciplina como contribuicao visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressao e da submissao nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidarios, dialogicos, emancipatorios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestoes para a escola: (i) equipes de intervencao para resolução de problemas, buscando a autogestao escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) curriculos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o dialogo como meio de pactuar modos de convivencia social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
pt; en; es |
language_invalid_str_mv |
pt; en; es |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 20, n. 75 (2012): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 261-282 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034133442560 |