Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gómez, Francisco Javier Pericacho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodríguez, María Vaíllo, Gallego, Silvia Zamorano, Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621
Resumo: Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.
id CESGRANRIO_7d30302e230dd8f984e3862d1d4fa8df
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1621
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docenteProcessos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesoresQuality improvement in educational centers: exemplification of three fields of teacher analysis and innovationEducacionCalidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; NeuropsicologíaQualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologiaeducational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychologyOs debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.Los debates en torno a la mejora de la calidad de los centros educativos tienen un lugar privilegiado en las agendas político-educativas. El objetivo del presente artículo es reflexionar sobre el cambio y la mejora que deben experimentar los centros educativos en su etapa obligatoria para consolidar procesos de enseñanza y aprendizaje integrales y de calidad. A nivel metodológico, se realiza una revisión bibliográfica sistemática sobre los procesos de mejora escolar. Tras ella, se ofrecen algunos de los resultados más relevantes en tres ámbitos de estudio: la neuropsicología aplicada a la educación, los informes comparativos internacionales de impacto y, por último, las aportaciones de los Movimientos Mejora de la Escuela y Eficacia Escolar. Las conclusiones ofrecen una síntesis teórica y práctica que favorece el debate sobre cómo y en qué dirección se deben orientar los intentos de mejora.Debates around the improvement of the quality of the educational centers have a privileged place in the political-educational agendas. The objective of this article is to reflect on the change and improvement that schools must undergo in their obligatory stage to consolidate integral quality teaching and learning processes. A systematic bibliographic review is carried out on school improvement processes. After it, some of the most relevant results are offered in three areas of study: neuropsychology applied to education, international comparative impact reports and finally, contributions of the School Improvement and School Efficiency Movements. The conclusions offer a theoretical and practical synthesis that favors the debate on how and in which direction the improvement attempts should be oriented.Fundação CesgranrioUniversidad Antonio de NebrijaGómez, Francisco Javier PericachoRodríguez, María VaílloGallego, Silvia ZamoranoSanchez-Paulete, Nuria Camuñas2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/162110.1590/s0104-40362019002701621Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 568-5881809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1084https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1085https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1086Paises OCDE2017 (actualidad)Revision y analisis teorico critico.Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1621Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores
Quality improvement in educational centers: exemplification of three fields of teacher analysis and innovation
title Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
spellingShingle Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
Gómez, Francisco Javier Pericacho
Educacion
Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología
Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia
educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology
title_short Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
title_full Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
title_fullStr Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
title_full_unstemmed Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
title_sort Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
author Gómez, Francisco Javier Pericacho
author_facet Gómez, Francisco Javier Pericacho
Rodríguez, María Vaíllo
Gallego, Silvia Zamorano
Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas
author_role author
author2 Rodríguez, María Vaíllo
Gallego, Silvia Zamorano
Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidad Antonio de Nebrija


dc.contributor.author.fl_str_mv Gómez, Francisco Javier Pericacho
Rodríguez, María Vaíllo
Gallego, Silvia Zamorano
Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion
Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología
Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia
educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology
topic Educacion
Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología
Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia
educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology
description Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621
10.1590/s0104-40362019002701621
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362019002701621
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1084
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1085
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Paises OCDE
2017 (actualidad)
Revision y analisis teorico critico.






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 568-588
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034173288448