Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García, Alex Dario Estrada
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893
Resumo: O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.
id CESGRANRIO_9095ca636f2137e4bb98156da2279724
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1893
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanzaOs princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensinoThe principles of complexity and their contribution to the teaching processEnsino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento ComplexoHigher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex ThinkingEducacion, SociologiaEducación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento ComplejoO objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.El objetivo de este ensayo es plantear una ecología de saberes entre los principios de la complejidad y los paradigmas considerados como tradicionales. En primera instancia se ofrece una perspectiva de lo que se entiende por complejidad, seguida de un breve abordaje sobre el proceso de enseñanza, y por último se realiza una sistematización de conceptos entre los principios de la complejidad y el proceso de enseñanza. Como método de investigación se utilizó la hermenéutica. En conclusión, el documento integra un diálogo epistemológico que guía a repensar la Educación, específicamente el proceso de enseñanza, desde una perspectiva compleja y transdisciplinar.The objective of this essay is to propose an ecology of knowledge between the principles of complexity and the paradigms considered as traditional. In the first instance, a perspective of what is understood by complexity is offered, followed by a brief approach to the teaching process; finally, a systematization of concepts between the principles of complexity and the teaching process is carried out. Hermeneutics was used as a research method. In conclusion, the document integrates an epistemological dialogue that guides rethinking Education, specifically the teaching process, from a complex and transdisciplinary perspective.Fundação CesgranrioGarcía, Alex Dario Estrada2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/189310.1590/s0104-40362020002801893Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 109 (2020): Revista Ensaio Out./Dez.; 1012-10321809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1266https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1267https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1268https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1893/259AmericasDireitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T14:54:26Zoai:ojs.localhost:article/1893Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-10-02T14:54:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
Os princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensino
The principles of complexity and their contribution to the teaching process
title Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
spellingShingle Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
García, Alex Dario Estrada
Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo
Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking
Educacion, Sociologia
Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo
title_short Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
title_full Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
title_fullStr Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
title_full_unstemmed Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
title_sort Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
author García, Alex Dario Estrada
author_facet García, Alex Dario Estrada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv García, Alex Dario Estrada
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo
Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking
Educacion, Sociologia
Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo
topic Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo
Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking
Educacion, Sociologia
Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo
description O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893
10.1590/s0104-40362020002801893
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362020002801893
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1266
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1267
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1268
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1893/259
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv





Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 109 (2020): Revista Ensaio Out./Dez.; 1012-1032
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032852082688