Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Alvaro de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Marcio de Araújo, Santos, Celiana Maria dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041
Resumo: Este artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais.
id CESGRANRIO_9b20e0923b82790a1f240726240c5859
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1041
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003Africa, Brazil and changes in ENEM: the Law n. 10639/2003Africa, Brasil y loscambios em ENEM: laLey no10.639/2003Educação; Politicas PúblicasEducação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino MedioSchool education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExamEducacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion SecundariaEste artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais.This article focuses and tries to analyze the impact of Law 10.369/2003 in the formulation of questions of the High School’s National Exam (ENEM) in the period between 1998 and 2015. Thus, the research is situated at the confluence of two public policy initiatives of great relevance in contemporary Brazil: first, of generalist nature and related to the evaluation process of school education and to the access of students to higher education; and the second, dedicated to the recognition of the contribution of black Africans and their Brazilian descendants to the history and national culture of Brazil.Este artículo se centra y analiza el impacto de la Ley 10.639/2003 en temas de formulacion del Examen Nacional de Educacion Secundaria (ENEM) eN el periodo entre 1998 y 2015. Por lo tanto, la investigación se encuentra eN la confluencia de dos iniciativas politicas públicas de gran relevancia en el Brasil contemporaneo: la primera, de caracter general y que dice sobre el proceso de evaluacion de la enseñanza escolar y los estudiantes del acceso a la educacion superior; y la segunda ,para el reconocimiento de la contribucion de los africanos y sus descendientes para la historia de Brasil y la cultura nacional.Fundação CesgranrioSenra, Alvaro de OliveiraMoreira, Marcio de AraújoSantos, Celiana Maria dos2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/104110.1590/s0104-40362017002501041Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 992-10131809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/715https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/716https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/717AmericasHistoria contemporânea do BrasilPesquisa documentalDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/1041Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
Africa, Brazil and changes in ENEM: the Law n. 10639/2003
Africa, Brasil y loscambios em ENEM: laLey no10.639/2003
title Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
spellingShingle Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
Senra, Alvaro de Oliveira
Educação; Politicas Públicas
Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio
School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam
Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria
title_short Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
title_full Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
title_fullStr Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
title_full_unstemmed Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
title_sort Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
author Senra, Alvaro de Oliveira
author_facet Senra, Alvaro de Oliveira
Moreira, Marcio de Araújo
Santos, Celiana Maria dos
author_role author
author2 Moreira, Marcio de Araújo
Santos, Celiana Maria dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Senra, Alvaro de Oliveira
Moreira, Marcio de Araújo
Santos, Celiana Maria dos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Politicas Públicas
Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio
School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam
Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria
topic Educação; Politicas Públicas
Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio
School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam
Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria
description Este artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041
10.1590/s0104-40362017002501041
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002501041
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/715
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/716
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/717
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas
Historia contemporânea do Brasil
Pesquisa documental






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 992-1013
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030823088128