Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041 |
Resumo: | Este artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais. |
id |
CESGRANRIO_9b20e0923b82790a1f240726240c5859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1041 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003Africa, Brazil and changes in ENEM: the Law n. 10639/2003Africa, Brasil y loscambios em ENEM: laLey no10.639/2003Educação; Politicas PúblicasEducação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino MedioSchool education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExamEducacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion SecundariaEste artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais.This article focuses and tries to analyze the impact of Law 10.369/2003 in the formulation of questions of the High School’s National Exam (ENEM) in the period between 1998 and 2015. Thus, the research is situated at the confluence of two public policy initiatives of great relevance in contemporary Brazil: first, of generalist nature and related to the evaluation process of school education and to the access of students to higher education; and the second, dedicated to the recognition of the contribution of black Africans and their Brazilian descendants to the history and national culture of Brazil.Este artículo se centra y analiza el impacto de la Ley 10.639/2003 en temas de formulacion del Examen Nacional de Educacion Secundaria (ENEM) eN el periodo entre 1998 y 2015. Por lo tanto, la investigación se encuentra eN la confluencia de dos iniciativas politicas públicas de gran relevancia en el Brasil contemporaneo: la primera, de caracter general y que dice sobre el proceso de evaluacion de la enseñanza escolar y los estudiantes del acceso a la educacion superior; y la segunda ,para el reconocimiento de la contribucion de los africanos y sus descendientes para la historia de Brasil y la cultura nacional.Fundação CesgranrioSenra, Alvaro de OliveiraMoreira, Marcio de AraújoSantos, Celiana Maria dos2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/104110.1590/s0104-40362017002501041Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 992-10131809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/715https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/716https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/717AmericasHistoria contemporânea do BrasilPesquisa documentalDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/1041Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 Africa, Brazil and changes in ENEM: the Law n. 10639/2003 Africa, Brasil y loscambios em ENEM: laLey no10.639/2003 |
title |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
spellingShingle |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 Senra, Alvaro de Oliveira Educação; Politicas Públicas Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria |
title_short |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
title_full |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
title_fullStr |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
title_full_unstemmed |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
title_sort |
Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003 |
author |
Senra, Alvaro de Oliveira |
author_facet |
Senra, Alvaro de Oliveira Moreira, Marcio de Araújo Santos, Celiana Maria dos |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marcio de Araújo Santos, Celiana Maria dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senra, Alvaro de Oliveira Moreira, Marcio de Araújo Santos, Celiana Maria dos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Politicas Públicas Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria |
topic |
Educação; Politicas Públicas Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio School education; Public policy; Law n. 10639/2003; High School’sNationalExam Educacion escolar; Politicas públicas; Ley no 10.639/2003; Examen Nacional de Educacion Secundaria |
description |
Este artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041 10.1590/s0104-40362017002501041 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002501041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/715 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/716 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1041/717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas Historia contemporânea do Brasil Pesquisa documental |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 992-1013 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030823088128 |