Dez escolas, dois padroes de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Medio do Estado do Ceara
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1098 |
Resumo: | Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Medio da rede estadual do Estado do Ceara com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionarios e aplicação de um questionario numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente nao tinham. A partir dos resultados, foi construido um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais caracteristicas. Logo ficou evidenciado que existem dois padroes escolares mutuamente excludentes e irreconciliaveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-tipicas reveladoras da situação e susceptiveis de fornecer elementos para a elaboração de politicas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaco, e concentra-se na apresentação e discussao das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrao, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusao levanta questionamentos provocados pela pesquisa. |
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Dez escolas, dois padroes de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Medio do Estado do CearaTen schools, two quality standards. A research on ten public high schools in the state of Ceara, BrazilDiez escuelas, dos modelos de calidad. Una investigación en diez escuelas públicas de enseñanza media en el Estado de CearaEnseñanza media pública Motivacion de los alumnos; Ambiente escolar; Politicas educacionales; Desigualdad escolarEnsino Medio público; Motivação dos alunos; Clima escolar; Politicas educacionais; Desigualdade escolarHigh school education Students` incentives; School milieu; Educational policies; Inequalities between schoolsTomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Medio da rede estadual do Estado do Ceara com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionarios e aplicação de um questionario numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente nao tinham. A partir dos resultados, foi construido um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais caracteristicas. Logo ficou evidenciado que existem dois padroes escolares mutuamente excludentes e irreconciliaveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-tipicas reveladoras da situação e susceptiveis de fornecer elementos para a elaboração de politicas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaco, e concentra-se na apresentação e discussao das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrao, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusao levanta questionamentos provocados pela pesquisa.This paper having as a background the 2011 Enem exams and based on field research conducted in 2013 and 2014 in the state of Ceara, compare five of the ten best scoring public high schools with five of the ten worst performers. Of the ten researched public high schools, four were located in the countryside while six were in the capital. Data collection relied on instruments such as schools visits; interviews with a member of the executive division, teachers, students and staff; and the application of a questionnaire with students and teachers. The objective was to reveal the motives that led to good and poor performance. The collected data sketched a prototype of each school, indicating its main characteristics. Gradually, two mutually exclusive and irreconcilable types, a kind of two ideal types of public high schools, emerged from the research that could help provide insights for future educational policy recommendations. Due to size limits, the article refrained from providing a prototype for each school. Instead, it placed its priority on building the two typologies as a mean to explicit and explain the dualities found between good and poor performers within the same public school system. In the conclusion it contended with issues and debates provoked by the findings. Tomando como base los resultados del Enem del año 2011, se realizo durante el 2013 y 2014, una investigación comparativa en cinco de las diez escuelas de enseñanza media de la red estatal del Estado de CEARA que tuvieron el mejor desempeño, y de cinco, entre esas diez, cuyo rendimiento fue el mas flojo; cuatro del interior del Estado y seis de la capital. Los procedimientos para lograr reunir los hechos fueron: visitas a las escuelas, entrevistas con un miembro del núcleo gestor, con profesores, alumnos y funcionarios, y la utilizacion de un cuestionario para un grupo de alumnos y profesores. El objetivo era descubrir que poseian las escuelas de mejor desempeño y de que carecian las de rendimiento claramente insuficiente. A partir de los resultados fue constituido un “retrato hablado” de cada escuela, anotando sus principales caracteristicas. Despues, quedo evidenciado que existen dos modelos escolares mutuamente excluyentes e irreconciliables entre si, lo cual fue determinado en dos tipologias tipicamente ideales reveladoras de la situacion y susceptibles de proveer elementos para la elaboracion de politicas educacionales. Este artículo omite los “retratos hablados” de cada escuela por falta de espacio y se limita a la presentacion y discusion de las dos tipologias, a fin de explicar y aclarar el doble modelo de dualismo patente, que existe entre las escuelas de una misma red pública. La conclusion origina cuestionamientos provocados por la investigación. Fundação CesgranrioHaguette, AndrePessoa, Marcio Kleber MoraisVidal, Eloisa Maia2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109810.1590/S0104-40362016000300005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 609-6361809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1098/548https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1098/remotohttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1098/550Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T13:55:19Zoai:ojs.localhost:article/1098Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T13:55:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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