Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lira, Adriana, Soares, Iomar Pirangi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552
Resumo: Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.
id CESGRANRIO_d8fb09e00b0d66b320370d0385b50920
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1552
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberaçãoYoung university students silent in the world of information: cases of liberationJóvenes universitarios en silencio en el mundo de la información: casos de liberaciónEducaçãoUniversidade; Violencia; Exclusao; Silencio; LiberaçãoUniversity; Violence; Exclusion; Silence; LiberationUniversidad; Violencia; Exclusión; Silencio; LiberaciónEsta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.This article presents a research aiming to investigate strategies to overcome the logic of violence, exclusion and silence, to which young university students are submitted. These students are often in educational processes dissonant from usual intentions of providing full development. However, these curricular features contribute to strengthen the aforementioned logic. Among the students, there is a silence. The university needs to practice a dialogic education, rather than a monologic one. A multiple cases study, where each case was given a name – coherence, interaction, opportunity, resilience, rapport and contextualization – concluded that the moments of overcoming are potential transformative educational strategies.Esta investigación tuvo como objetivo investigar estrategias de superación de la lógica de violencia, exclusión y silencio, a la que están sometidos jóvenes universitarios. Estos reciben mucha información, sufriendo procesos educativos disonantes de las proclamadas intenciones de desarrollo pleno, lo que favorece la mencionada lógica. En general, son percibidos como personas no críticas. Entonces, silencian. En vez de la educación monológica, la universidad necesita practicar la educación dialógica. Un estudio de casos múltiples, en el que cada caso único recibió un nombre - coherencia, interacción, oportunidad, resiliencia, compenetración y contextualización - concluyó que los momentos de superación son potenciales estrategias educativas transformadoras, que llevan del discurso a la práctica, de la opresión a la esperanza.Fundação CesgranrioVasconcelos, Ivar Cesar Oliveira deLira, AdrianaSoares, Iomar Pirangi2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/155210.1590/s0104-40362019002701552Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 499-5201809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1078https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1079https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1080Americas2017Estudo de casos múltiplos holisticoDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1552Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
Young university students silent in the world of information: cases of liberation
Jóvenes universitarios en silencio en el mundo de la información: casos de liberación
title Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
spellingShingle Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Educação
Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação
University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation
Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación
title_short Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
title_full Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
title_fullStr Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
title_full_unstemmed Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
title_sort Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
author Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
author_facet Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Lira, Adriana
Soares, Iomar Pirangi
author_role author
author2 Lira, Adriana
Soares, Iomar Pirangi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de
Lira, Adriana
Soares, Iomar Pirangi
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação
University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation
Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación
topic Educação
Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação
University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation
Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación
description Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552
10.1590/s0104-40362019002701552
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362019002701552
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1078
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1079
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas
2017
Estudo de casos múltiplos holistico






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 499-520
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832031465865216