Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552 |
Resumo: | Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança. |
id |
CESGRANRIO_d8fb09e00b0d66b320370d0385b50920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1552 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberaçãoYoung university students silent in the world of information: cases of liberationJóvenes universitarios en silencio en el mundo de la información: casos de liberaciónEducaçãoUniversidade; Violencia; Exclusao; Silencio; LiberaçãoUniversity; Violence; Exclusion; Silence; LiberationUniversidad; Violencia; Exclusión; Silencio; LiberaciónEsta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.This article presents a research aiming to investigate strategies to overcome the logic of violence, exclusion and silence, to which young university students are submitted. These students are often in educational processes dissonant from usual intentions of providing full development. However, these curricular features contribute to strengthen the aforementioned logic. Among the students, there is a silence. The university needs to practice a dialogic education, rather than a monologic one. A multiple cases study, where each case was given a name – coherence, interaction, opportunity, resilience, rapport and contextualization – concluded that the moments of overcoming are potential transformative educational strategies.Esta investigación tuvo como objetivo investigar estrategias de superación de la lógica de violencia, exclusión y silencio, a la que están sometidos jóvenes universitarios. Estos reciben mucha información, sufriendo procesos educativos disonantes de las proclamadas intenciones de desarrollo pleno, lo que favorece la mencionada lógica. En general, son percibidos como personas no críticas. Entonces, silencian. En vez de la educación monológica, la universidad necesita practicar la educación dialógica. Un estudio de casos múltiples, en el que cada caso único recibió un nombre - coherencia, interacción, oportunidad, resiliencia, compenetración y contextualización - concluyó que los momentos de superación son potenciales estrategias educativas transformadoras, que llevan del discurso a la práctica, de la opresión a la esperanza.Fundação CesgranrioVasconcelos, Ivar Cesar Oliveira deLira, AdrianaSoares, Iomar Pirangi2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/155210.1590/s0104-40362019002701552Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 499-5201809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1078https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1079https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1080Americas2017Estudo de casos múltiplos holisticoDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1552Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação Young university students silent in the world of information: cases of liberation Jóvenes universitarios en silencio en el mundo de la información: casos de liberación |
title |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
spellingShingle |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Educação Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación |
title_short |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
title_full |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
title_fullStr |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
title_full_unstemmed |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
title_sort |
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação |
author |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de |
author_facet |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Lira, Adriana Soares, Iomar Pirangi |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Adriana Soares, Iomar Pirangi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Lira, Adriana Soares, Iomar Pirangi |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación |
topic |
Educação Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación |
description |
Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552 10.1590/s0104-40362019002701552 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362019002701552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1078 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1079 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552/1080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas 2017 Estudo de casos múltiplos holistico |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 499-520 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832031465865216 |