A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Margarida Sofia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Pedro Rocha, Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969
Resumo: Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.
id CESGRANRIO_eda3d18205f7d7492e2b11111681dd03
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/969
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º anoThe influence of gender in the teaching and learning of science: a study of 9th grade teachers and studentLa influencia del genero en las clases de ciencias: un estudio con docentes y estudiantes del 3º año de Secundaria (9º ano)EducaçãoGenero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagemGender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategiesGenero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizajeIntegrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.Integrating a boarder investigation about the gender influence in teaching and learning of sciences, the analysis was performed on data collected from questionnaires applied to 9th degree students (ages 14 to 15 years), and to science teachers. The goal of investigation was to understanding the student learning mode of preference and the teaching strategies developed by sciences teachers. The study revealed, as a conclusion, the existence of some differences between young man and young women students, gender differences. Those differences were more pronounced when compared with the preferences manifested within of these groups, or even more when compared to the student group’s preferences with the teaching practices.Haciendo parte de una investigación mas amplia sobre la influencia del genero en la enseñanza y el aprendizaje de las la ciencias ciencia, se procede aqui al analisis de los datos obtenidos a traves de cuestionarios aplicados a estudiantes del 3º año de Secundaria 9º grado (con 14 o 15 años de edad) y profesores de ciencias. Se procuro conocer las formas de aprendizaje preferidas de los estudiantes y las as estrategias de enseñanza utilizadas por sus profesores, concluyendose que, aunque se registren algunas diferencias entre niños y niñas, estas diferencias se vuelven mas pronunciadas cuando se comparan las preferencias expresadas dentro de cada uno de estos grupos o al comparar las preferencias del grupo de los estudiantes con las practicas de enseñanza docentes de los profesores. Fundação CesgranrioOliveira, Margarida SofiaReis, Pedro RochaTinoca, Luis Alexandre da Fonseca2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/96910.1590/s0104-40362017002500969Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun.; 257-2771809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/remotohttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/796https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/797https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/798https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/969/99EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:29Zoai:ojs.localhost:article/969Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:29Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
The influence of gender in the teaching and learning of science: a study of 9th grade teachers and student
La influencia del genero en las clases de ciencias: un estudio con docentes y estudiantes del 3º año de Secundaria (9º ano)
title A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
spellingShingle A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
Oliveira, Margarida Sofia
Educação
Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem
Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies
Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje
title_short A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
title_full A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
title_fullStr A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
title_full_unstemmed A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
title_sort A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
author Oliveira, Margarida Sofia
author_facet Oliveira, Margarida Sofia
Reis, Pedro Rocha
Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca
author_role author
author2 Reis, Pedro Rocha
Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Margarida Sofia
Reis, Pedro Rocha
Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem
Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies
Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje
topic Educação
Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem
Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies
Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje
description Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969
10.1590/s0104-40362017002500969
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002500969
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/remoto
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/796
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/797
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/798
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/969/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun.; 257-277
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033703526400