A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969 |
Resumo: | Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes. |
id |
CESGRANRIO_eda3d18205f7d7492e2b11111681dd03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/969 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º anoThe influence of gender in the teaching and learning of science: a study of 9th grade teachers and studentLa influencia del genero en las clases de ciencias: un estudio con docentes y estudiantes del 3º año de Secundaria (9º ano)EducaçãoGenero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagemGender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategiesGenero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizajeIntegrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.Integrating a boarder investigation about the gender influence in teaching and learning of sciences, the analysis was performed on data collected from questionnaires applied to 9th degree students (ages 14 to 15 years), and to science teachers. The goal of investigation was to understanding the student learning mode of preference and the teaching strategies developed by sciences teachers. The study revealed, as a conclusion, the existence of some differences between young man and young women students, gender differences. Those differences were more pronounced when compared with the preferences manifested within of these groups, or even more when compared to the student group’s preferences with the teaching practices.Haciendo parte de una investigación mas amplia sobre la influencia del genero en la enseñanza y el aprendizaje de las la ciencias ciencia, se procede aqui al analisis de los datos obtenidos a traves de cuestionarios aplicados a estudiantes del 3º año de Secundaria 9º grado (con 14 o 15 años de edad) y profesores de ciencias. Se procuro conocer las formas de aprendizaje preferidas de los estudiantes y las as estrategias de enseñanza utilizadas por sus profesores, concluyendose que, aunque se registren algunas diferencias entre niños y niñas, estas diferencias se vuelven mas pronunciadas cuando se comparan las preferencias expresadas dentro de cada uno de estos grupos o al comparar las preferencias del grupo de los estudiantes con las practicas de enseñanza docentes de los profesores. Fundação CesgranrioOliveira, Margarida SofiaReis, Pedro RochaTinoca, Luis Alexandre da Fonseca2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/96910.1590/s0104-40362017002500969Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun.; 257-2771809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/remotohttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/796https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/797https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/798https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/969/99EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:29Zoai:ojs.localhost:article/969Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:29Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano The influence of gender in the teaching and learning of science: a study of 9th grade teachers and student La influencia del genero en las clases de ciencias: un estudio con docentes y estudiantes del 3º año de Secundaria (9º ano) |
title |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
spellingShingle |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano Oliveira, Margarida Sofia Educação Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje |
title_short |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
title_full |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
title_fullStr |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
title_full_unstemmed |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
title_sort |
A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano |
author |
Oliveira, Margarida Sofia |
author_facet |
Oliveira, Margarida Sofia Reis, Pedro Rocha Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro Rocha Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Sofia Reis, Pedro Rocha Tinoca, Luis Alexandre da Fonseca |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje |
topic |
Educação Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem Gender; Stereotype; Science education; Teaching and learning strategies Genero; Estereotipo estereotipos; Educacion cientifica; Estrategias de enseñanza y aprendizaje |
description |
Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969 10.1590/s0104-40362017002500969 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002500969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/remoto https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/796 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/797 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/969/798 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/969/99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun.; 257-277 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832033703526400 |