Análise do nível de desenvolvimento motor de crianças surdas que praticam natação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Portela da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3920
Resumo: O trabalho aqui apresentado foi uma pesquisa com crianças surdas de seis a nove anos de idade que praticam natação no CEAL-LP/ Brasília. Objetivo: Analisar o nível de desenvolvimento motor de crianças surdas que praticam natação escolar. Revisão da Literatura: A surdez é um problema que adentra o seio da família e provoca constante e profunda transformação e preocupação com o fato de muitas vezes a mesma sentir-se incapaz de suprir essa necessidade da criança. Materiais e Métodos: O trabalho caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo quantitativa, de coleta única com análise de frequência na resposta a testes motores agrupados por faixa etária, analisando comparativamente a Idade Cronológica (IC) e Idade Motora (IM). Resultados e Discussão: No grupo de seis anos houve maior incidência de IM>IC (50%); no de sete anos também uma predominância de IM>IC (45%); já no grupo de oito anos a prevalência foi de IM<IC (53%) e o grupo de nove anos apresentou uma distribuição equitativa de IM<IC (50%) e IM=IC (50%). Comparando os grupos com base na frequência modal, não se observou incremento significativo no desenvolvimento motor acima da idade cronológica (IC). Considerações finais: Pelo que foi apresentado, a natação em crianças surdas, veio trazer nova uma perspectiva ao desenvolvimento motor, melhorando a respiração e o equilíbrio. Com o auxilio de jogos, brincadeiras, visando sempre o desenvolvimento da criança, principalmente a surda. Com acompanhamento e intervenção do professor de educação física no contexto escolar, as atividades aquáticas (com exercícios e brincadeiras direcionadas) podem proporcionar o aprimoramento das esferas cognitiva, motora e socioafetiva da criança surda.
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Resultados e Discussão: No grupo de seis anos houve maior incidência de IM>IC (50%); no de sete anos também uma predominância de IM>IC (45%); já no grupo de oito anos a prevalência foi de IM<IC (53%) e o grupo de nove anos apresentou uma distribuição equitativa de IM<IC (50%) e IM=IC (50%). Comparando os grupos com base na frequência modal, não se observou incremento significativo no desenvolvimento motor acima da idade cronológica (IC). Considerações finais: Pelo que foi apresentado, a natação em crianças surdas, veio trazer nova uma perspectiva ao desenvolvimento motor, melhorando a respiração e o equilíbrio. Com o auxilio de jogos, brincadeiras, visando sempre o desenvolvimento da criança, principalmente a surda. Com acompanhamento e intervenção do professor de educação física no contexto escolar, as atividades aquáticas (com exercícios e brincadeiras direcionadas) podem proporcionar o aprimoramento das esferas cognitiva, motora e socioafetiva da criança surda.Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-20T13:05:50Z No. of bitstreams: 1 RAQUEL PORTELA DA SILVA.pdf: 646771 bytes, checksum: 632ea180d8d24a53fc65f302dd240d50 (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-20T13:05:50Z (GMT). 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