Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9824 |
Resumo: | A promoção da saúde e da educação da pessoa com deficiência demanda especial atenção à sua família, o que exige das políticas públicas diretrizes que estruturem um conjunto de ações nessa direção. Identificar o lugar que essas famílias ocupam na agenda de trabalho das políticas públicas da saúde e educação é primordial para compreender o seu papel na construção de um espaço emancipador e de promoção do controle social. Este trabalho investigou as diretrizes dos documentos norteadores das políticas públicas da saúde e da educação referentes aos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência. Foi realizada análise de 10 documentos, três da saúde e sete da educação, analisando o objetivo, a clientela alvo e o tipo de atenção dispensada à família. Os resultados mostram: as políticas públicas brasileiras priorizam a atuação “família e comunidade” como pontos importantes da estratégia da educação inclusiva e da promoção da saúde, valorizando a família. Enquanto as diretrizes dos documentos da área da saúde asseguram a ação direcionada às famílias e propõem a reestruturação do sistema de saúde, os documentos da área da educação propõem atendimentos domiciliares, o desenvolvimento de um sistema de serviços voltados para a formação das famílias autogestoras e a formação de grupo de pais. Entretanto, em ambas as áreas, faltam: parâmetros para nortear a atuação das escolas e das instituições de atendimento multiprofissional; subsídios teóricos e empíricos que fundamentem esses trabalhos; e propostas de acompanhamento das ações executadas localmente. A integração de serviços da saúde e da educação, na prática cotidiana dos mais de 5 mil municípios ainda permanece como um grande desafio para a política governamental brasileira, que necessita, sobretudo, otimizar a utilização dos recursos públicos. |
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Silva, Simone Cerqueira daDessen, Maria Auxiliadora2016-12-07T21:12:17Z2016-12-07T21:12:17Z20152015https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9824A promoção da saúde e da educação da pessoa com deficiência demanda especial atenção à sua família, o que exige das políticas públicas diretrizes que estruturem um conjunto de ações nessa direção. Identificar o lugar que essas famílias ocupam na agenda de trabalho das políticas públicas da saúde e educação é primordial para compreender o seu papel na construção de um espaço emancipador e de promoção do controle social. Este trabalho investigou as diretrizes dos documentos norteadores das políticas públicas da saúde e da educação referentes aos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência. Foi realizada análise de 10 documentos, três da saúde e sete da educação, analisando o objetivo, a clientela alvo e o tipo de atenção dispensada à família. Os resultados mostram: as políticas públicas brasileiras priorizam a atuação “família e comunidade” como pontos importantes da estratégia da educação inclusiva e da promoção da saúde, valorizando a família. Enquanto as diretrizes dos documentos da área da saúde asseguram a ação direcionada às famílias e propõem a reestruturação do sistema de saúde, os documentos da área da educação propõem atendimentos domiciliares, o desenvolvimento de um sistema de serviços voltados para a formação das famílias autogestoras e a formação de grupo de pais. Entretanto, em ambas as áreas, faltam: parâmetros para nortear a atuação das escolas e das instituições de atendimento multiprofissional; subsídios teóricos e empíricos que fundamentem esses trabalhos; e propostas de acompanhamento das ações executadas localmente. A integração de serviços da saúde e da educação, na prática cotidiana dos mais de 5 mil municípios ainda permanece como um grande desafio para a política governamental brasileira, que necessita, sobretudo, otimizar a utilização dos recursos públicos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T13:35:49Z No. of bitstreams: 1 Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil.pdf: 190055 bytes, checksum: d754afb253532091f45a499b6c88638a (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-07T21:12:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil.pdf: 190055 bytes, checksum: d754afb253532091f45a499b6c88638a (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-07T21:12:17Z (GMT). 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A promoção da saúde e da educação da pessoa com deficiência demanda especial atenção à sua família, o que exige das políticas públicas diretrizes que estruturem um conjunto de ações nessa direção. Identificar o lugar que essas famílias ocupam na agenda de trabalho das políticas públicas da saúde e educação é primordial para compreender o seu papel na construção de um espaço emancipador e de promoção do controle social. Este trabalho investigou as diretrizes dos documentos norteadores das políticas públicas da saúde e da educação referentes aos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência. Foi realizada análise de 10 documentos, três da saúde e sete da educação, analisando o objetivo, a clientela alvo e o tipo de atenção dispensada à família. Os resultados mostram: as políticas públicas brasileiras priorizam a atuação “família e comunidade” como pontos importantes da estratégia da educação inclusiva e da promoção da saúde, valorizando a família. Enquanto as diretrizes dos documentos da área da saúde asseguram a ação direcionada às famílias e propõem a reestruturação do sistema de saúde, os documentos da área da educação propõem atendimentos domiciliares, o desenvolvimento de um sistema de serviços voltados para a formação das famílias autogestoras e a formação de grupo de pais. Entretanto, em ambas as áreas, faltam: parâmetros para nortear a atuação das escolas e das instituições de atendimento multiprofissional; subsídios teóricos e empíricos que fundamentem esses trabalhos; e propostas de acompanhamento das ações executadas localmente. A integração de serviços da saúde e da educação, na prática cotidiana dos mais de 5 mil municípios ainda permanece como um grande desafio para a política governamental brasileira, que necessita, sobretudo, otimizar a utilização dos recursos públicos. |
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