Representações midiáticas da feminilidade: impactos na autoestima feminina
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16602 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia, na perspectiva de mulheres com diferentes pertencimentos étnico-raciais e de diferentes idades, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para a realização da pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, posteriormente transcritas para análise. A partir dos conteúdos mais recorrentes no discurso das entrevistadas, e considerando os objetivos específicos (analisar o impacto da cultura e da mídia na percepção corporal e na busca de intervenções estéticas), foram construídas três categorias analíticas temáticas para serem exploradas mais profundamente. Assim, foi possível identificar que a mídia e as representações visuais da feminilidade são ferramentas capazes de influenciar o modo como as mulheres se percebem. Além disso, a difusão de padrões hegemônicos de beleza pode contribuir para a insatisfação corporal das mulheres, que se sentem pressionadas a terem certas características estéticas consideradas as mais belas. A baixa representatividade da diversidade de corpos na mídia é igualmente preocupante e impacta negativamente a saúde mental das mulheres. A respeito disso, temas como envelhecimento e racismo também foram abordados ao decorrer do artigo. Essas discussões evidenciam a importância de mais estudos na área, a fim de contribuir para a promoção do bem-estar das mulheres, uma vez que este está relacionado à autoestima. |
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Silva, Brendha Kelly da2023-07-27T18:27:23Z2023-07-27T18:27:23Z20232023https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16602Ana Flávia do Amaral MadureiraA presente pesquisa teve como objetivo analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia, na perspectiva de mulheres com diferentes pertencimentos étnico-raciais e de diferentes idades, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para a realização da pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, posteriormente transcritas para análise. A partir dos conteúdos mais recorrentes no discurso das entrevistadas, e considerando os objetivos específicos (analisar o impacto da cultura e da mídia na percepção corporal e na busca de intervenções estéticas), foram construídas três categorias analíticas temáticas para serem exploradas mais profundamente. Assim, foi possível identificar que a mídia e as representações visuais da feminilidade são ferramentas capazes de influenciar o modo como as mulheres se percebem. Além disso, a difusão de padrões hegemônicos de beleza pode contribuir para a insatisfação corporal das mulheres, que se sentem pressionadas a terem certas características estéticas consideradas as mais belas. A baixa representatividade da diversidade de corpos na mídia é igualmente preocupante e impacta negativamente a saúde mental das mulheres. A respeito disso, temas como envelhecimento e racismo também foram abordados ao decorrer do artigo. Essas discussões evidenciam a importância de mais estudos na área, a fim de contribuir para a promoção do bem-estar das mulheres, uma vez que este está relacionado à autoestima.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:20:19Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Brendha Kelly da Silva.pdf: 449066 bytes, checksum: f9778315919a4f16a5fbc0b1c140b4eb (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Brendha Kelly da Silva.pdf: 449066 bytes, checksum: f9778315919a4f16a5fbc0b1c140b4eb (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T18:27:23Z (GMT). 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A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia, na perspectiva de mulheres com diferentes pertencimentos étnico-raciais e de diferentes idades, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para a realização da pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, posteriormente transcritas para análise. A partir dos conteúdos mais recorrentes no discurso das entrevistadas, e considerando os objetivos específicos (analisar o impacto da cultura e da mídia na percepção corporal e na busca de intervenções estéticas), foram construídas três categorias analíticas temáticas para serem exploradas mais profundamente. Assim, foi possível identificar que a mídia e as representações visuais da feminilidade são ferramentas capazes de influenciar o modo como as mulheres se percebem. Além disso, a difusão de padrões hegemônicos de beleza pode contribuir para a insatisfação corporal das mulheres, que se sentem pressionadas a terem certas características estéticas consideradas as mais belas. A baixa representatividade da diversidade de corpos na mídia é igualmente preocupante e impacta negativamente a saúde mental das mulheres. A respeito disso, temas como envelhecimento e racismo também foram abordados ao decorrer do artigo. Essas discussões evidenciam a importância de mais estudos na área, a fim de contribuir para a promoção do bem-estar das mulheres, uma vez que este está relacionado à autoestima. |
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