Análise transacional na comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto Neto, Walmir Farias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9486
Resumo: A Análise Transacional foi desenvolvida como uma forma de psicoterapia para auxiliar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos. Seu criador, Eric Berne, baseou-se em seus estudos em psicanálise e observações de pacientes em hospitais psiquiátricos para elaborar os Estados do Ego assim chamados de Pai, Adulto e Criança. Sabendo que existem os fatores psicológicos que influenciam no momento de tomada de decisão de compra, este TCC busca integrar a teoria criada por Berne aos estudos relacionados ao comportamento do consumidor para possibilitar que as organizações elaborem propagandas que atinjam de forma direta o seu público-alvo. A partir do momento em que o indivíduo é impactado com milhares de mensagens diariamente, se faz necessário uma abordagem direcionada, visando maximizar os resultados. Para contribuir ainda mais com o estudo, são apresentadas teorias de comunicação que também levam em conta os processos psicológicos que afetam o modelo de comunicação entendido como estímulo-resposta. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e estudos de caráter exploratório. De posse de todas essas informações, entende-se que as teorias aqui apresentadas podem ser usadas de forma integrada para analisar e conhecer o público-alvo desejado pelas empresas e, dessa forma, escolher a melhor maneira de transmitir a mensagem selecionada.
id CEUB_3671b8a22e56d0d21a42a74d5a32ebdf
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9486
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Peixoto Neto, Walmir Farias2016-11-22T18:20:16Z2016-11-22T18:20:16Z20162016-11-21PEIXOTO NETO, Walmir Farias. Análise transacional na comunicação. 2016. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9486Braga, TatyannaA Análise Transacional foi desenvolvida como uma forma de psicoterapia para auxiliar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos. Seu criador, Eric Berne, baseou-se em seus estudos em psicanálise e observações de pacientes em hospitais psiquiátricos para elaborar os Estados do Ego assim chamados de Pai, Adulto e Criança. Sabendo que existem os fatores psicológicos que influenciam no momento de tomada de decisão de compra, este TCC busca integrar a teoria criada por Berne aos estudos relacionados ao comportamento do consumidor para possibilitar que as organizações elaborem propagandas que atinjam de forma direta o seu público-alvo. A partir do momento em que o indivíduo é impactado com milhares de mensagens diariamente, se faz necessário uma abordagem direcionada, visando maximizar os resultados. Para contribuir ainda mais com o estudo, são apresentadas teorias de comunicação que também levam em conta os processos psicológicos que afetam o modelo de comunicação entendido como estímulo-resposta. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e estudos de caráter exploratório. De posse de todas essas informações, entende-se que as teorias aqui apresentadas podem ser usadas de forma integrada para analisar e conhecer o público-alvo desejado pelas empresas e, dessa forma, escolher a melhor maneira de transmitir a mensagem selecionada.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-21T18:53:10Z No. of bitstreams: 1 21359547.pdf: 720613 bytes, checksum: 8d1b3fca4269d7b1fab608ab2c7e94d7 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-22T18:20:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21359547.pdf: 720613 bytes, checksum: 8d1b3fca4269d7b1fab608ab2c7e94d7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-22T18:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21359547.pdf: 720613 bytes, checksum: 8d1b3fca4269d7b1fab608ab2c7e94d7 (MD5) Previous issue date: 2016-11-21Análise transacionalComportamento do consumidorTeoria da comunicaçãoPropagandaAnálise transacional na comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21359547.pdf21359547.pdfapplication/pdf720613https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/1/21359547.pdf8d1b3fca4269d7b1fab608ab2c7e94d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21359547.pdf.txt21359547.pdf.txtExtracted texttext/plain57504https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/3/21359547.pdf.txtdf7c94bf0092ed9222250ccaa434aa6dMD53235/94862019-05-27 14:35:32.885oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T14:35:32Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise transacional na comunicação
title Análise transacional na comunicação
spellingShingle Análise transacional na comunicação
Peixoto Neto, Walmir Farias
Análise transacional
Comportamento do consumidor
Teoria da comunicação
Propaganda
title_short Análise transacional na comunicação
title_full Análise transacional na comunicação
title_fullStr Análise transacional na comunicação
title_full_unstemmed Análise transacional na comunicação
title_sort Análise transacional na comunicação
author Peixoto Neto, Walmir Farias
author_facet Peixoto Neto, Walmir Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto Neto, Walmir Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Análise transacional
Comportamento do consumidor
Teoria da comunicação
Propaganda
topic Análise transacional
Comportamento do consumidor
Teoria da comunicação
Propaganda
description A Análise Transacional foi desenvolvida como uma forma de psicoterapia para auxiliar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos. Seu criador, Eric Berne, baseou-se em seus estudos em psicanálise e observações de pacientes em hospitais psiquiátricos para elaborar os Estados do Ego assim chamados de Pai, Adulto e Criança. Sabendo que existem os fatores psicológicos que influenciam no momento de tomada de decisão de compra, este TCC busca integrar a teoria criada por Berne aos estudos relacionados ao comportamento do consumidor para possibilitar que as organizações elaborem propagandas que atinjam de forma direta o seu público-alvo. A partir do momento em que o indivíduo é impactado com milhares de mensagens diariamente, se faz necessário uma abordagem direcionada, visando maximizar os resultados. Para contribuir ainda mais com o estudo, são apresentadas teorias de comunicação que também levam em conta os processos psicológicos que afetam o modelo de comunicação entendido como estímulo-resposta. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e estudos de caráter exploratório. De posse de todas essas informações, entende-se que as teorias aqui apresentadas podem ser usadas de forma integrada para analisar e conhecer o público-alvo desejado pelas empresas e, dessa forma, escolher a melhor maneira de transmitir a mensagem selecionada.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-22T18:20:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-22T18:20:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEIXOTO NETO, Walmir Farias. Análise transacional na comunicação. 2016. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9486
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Braga, Tatyanna
identifier_str_mv PEIXOTO NETO, Walmir Farias. Análise transacional na comunicação. 2016. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
Braga, Tatyanna
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/1/21359547.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9486/3/21359547.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d1b3fca4269d7b1fab608ab2c7e94d7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
df7c94bf0092ed9222250ccaa434aa6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903893354643456