Cenário da implantação de gestão por competências no Brasil: levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas de 2010 a 2015
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12100 |
Resumo: | Este estudo partiu da perspectiva da psicologia organizacional e do trabalho e visou discutir o cenário da gestão por competências no Brasil. O objetivo geral foi descrever o uso e a implantação da gestão por competências, em organizações brasileiras, na perspectiva de estudos recentes. Para tanto, utilizou-se no referencial teórico os conceitos de competência de Fleury (2001) que define competência como o saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Dutra (2009; p.24) afirmou que a gestão por competências promove uma troca entre a organização e os indivíduos. A organização transfere o patrimônio e suporte para o enfrentamento dos desafios profissionais, enquanto as pessoas desenvolvem suas capacidades e transferem para a organização seu aprendizado. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura do período de 2010 a 2015 a partir do Google Acadêmico, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o conhecimento acumulado e sistematizado. Foram identificados sete estudos de caso, sendo quatro em organizações públicas e sete em organizações privadas brasileiras. Concluiu-se que os fatores dificultadores são muito similares entre as instituições públicas e, variam muito entre as instituições privadas. Nas instituições públicas, o fator sempre identificado está relacionado à cultura organizacional. Nas instituições privadas analisadas, as concepções e práticas são muito diferenciadas devido à realidade e necessidades, não havendo um padrão identificado. |
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