Abordagens de educação sexual e afetiva inclusivas no ensino de ciências naturais no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luiz Henrique Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17390
Resumo: O propósito deste trabalho é questionar as abordagens de ensino contemporâneas de Educação Sexual e Afetiva, com isso apresentar metodologias mais emancipatórias e criar um produto educacional inclusivo. Foi feito o estudo por meio de uma abordagem qualitativa e natureza aplicada. Antecedendo ao material didático ocorreu uma pesquisa bibliográfica que embasou a criação do produto que teve como objetivo alcançar a amplitude do tema, atingindo todo contexto histórico, político, social e humano do Brasil, aspectos não explorados pela maioria dos métodos atuais. Para a realização do roteiro de audiodescrição, seguimos as orientações de Correia-Silva (2018), e seu método mostrou-se adequado para tornar o produto educacional acessível para o público cego. O trabalho buscou similarmente, contemplar as diretrizes da nota técnica nº 21 de 2012 do Ministério da Educação. Observou-se que o produto pode ser utilizado não somente para o público alvo, que são os anos finais do Ensino Fundamental, mas também, em diversas outras perspectivas pedagógicas. O material didático trata de elementos como: sexualidade, carinho, corpo, sexo, identidade de gênero, gênero, afeto, orientação sexual e amor; com narrativas hegemônicas e contra narrativas que têm como objetivo provocar a reflexão sobre os assuntos, de maneira que estimule a criticidade dos alunos. Abrangendo assim, os diferentes elementos da sexualidade humana com humor e uma linguagem simples. Por fim, almejamos que o olhar sobre a Educação Sexual e Afetiva mude, pois assim, podemos colher os frutos destas mudanças no futuro da sociedade brasileira como um todo.
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Antecedendo ao material didático ocorreu uma pesquisa bibliográfica que embasou a criação do produto que teve como objetivo alcançar a amplitude do tema, atingindo todo contexto histórico, político, social e humano do Brasil, aspectos não explorados pela maioria dos métodos atuais. Para a realização do roteiro de audiodescrição, seguimos as orientações de Correia-Silva (2018), e seu método mostrou-se adequado para tornar o produto educacional acessível para o público cego. O trabalho buscou similarmente, contemplar as diretrizes da nota técnica nº 21 de 2012 do Ministério da Educação. Observou-se que o produto pode ser utilizado não somente para o público alvo, que são os anos finais do Ensino Fundamental, mas também, em diversas outras perspectivas pedagógicas. O material didático trata de elementos como: sexualidade, carinho, corpo, sexo, identidade de gênero, gênero, afeto, orientação sexual e amor; com narrativas hegemônicas e contra narrativas que têm como objetivo provocar a reflexão sobre os assuntos, de maneira que estimule a criticidade dos alunos. Abrangendo assim, os diferentes elementos da sexualidade humana com humor e uma linguagem simples. 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