Campanhas governamentais de prevenção à Aids: rádio: carnaval de 2003 a 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Priscila Cortez
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2015
Resumo: Este trabalho faz uma análise crítica das peças de rádio das campanhas governamentais de prevenção à Aids no carnaval dos anos de 2003 a 2007. O estudo será focado na linguagem das campanhas sobre a AIDS, mesmo que essas campanhas estejam sempre relacionadas às DST também. Esse tema foi escolhido para o estudo porque é uma dificuldade geral do meio publicitário conseguir fazer uma boa campanha preventiva quando se trata de assuntos tão polêmicos e delicados, que geralmente são cercados de tabus. Aqui foi escrito um breve histórico sobre a publicidade no Brasil, a história da comunicação da Aids e da evolução da epidemia no país. Após isso, foram abordadas teorias da comunicação que foram usadas como embasamento para desenvolver a análise do discurso das campanhas e chegar aos objetivos da avaliação crítica. A análise precisou de uma estrutura especial, por se tratar de um objeto sonoro. Foram elaborados quadros para possibilitar a identificação dos eventos sonoros e relacioná-los à linguagem verbal e musical em cada spot e jingle. A análise é concluída com a síntese do discurso de cada peça e a crítica feita.
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