Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841 |
Resumo: | O presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo. |
id |
CFP-1_1070336d75181d9baf20cd25e280d5e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932015000300841 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo HierárquicoBebidas AlcoólicasComportamentoPsicologia SocialO presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo.Conselho Federal de Psicologia2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001532013info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Emerson Diógenes dePimentel,Carlos EduardoMonteiro,Renan PereiraGouveia,Valdiney V.Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra depor2015-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000300841Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-10-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
title |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
spellingShingle |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico Medeiros,Emerson Diógenes de Bebidas Alcoólicas Comportamento Psicologia Social |
title_short |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
title_full |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
title_fullStr |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
title_full_unstemmed |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
title_sort |
Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico |
author |
Medeiros,Emerson Diógenes de |
author_facet |
Medeiros,Emerson Diógenes de Pimentel,Carlos Eduardo Monteiro,Renan Pereira Gouveia,Valdiney V. Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel,Carlos Eduardo Monteiro,Renan Pereira Gouveia,Valdiney V. Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Emerson Diógenes de Pimentel,Carlos Eduardo Monteiro,Renan Pereira Gouveia,Valdiney V. Medeiros,Paloma Cavalcante Bezerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bebidas Alcoólicas Comportamento Psicologia Social |
topic |
Bebidas Alcoólicas Comportamento Psicologia Social |
description |
O presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001532013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430465441792 |