“Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langaro,Fabíola
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100224
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta o relato de atendimento de um paciente encaminhado ao serviço de atenção domiciliar de um hospital geral com diagnósticos de doenças crônicas e com indicação para tratamento em cuidados paliativos. Ao longo de um ano, a psicóloga do hospital realizou o acompanhamento do paciente junto às equipes de saúde, tanto no domicílio quanto nas hospitalizações. Foraam atendidos paciente, filhos, esposa e cuidadoras, visando auxiliar na elaboração das vivências relacionadas ao adoecimento e tratamento, bem como à busca de qualidade de vida e enfrentamento da finitude. Neste período, o paciente foi inserido, retirado e reinserido em protocolo de cuidados paliativos, devido às instabilidades no quadro clínico e aos conflitos e dificuldades de comunicação entre paciente e familiares. Neste sentido, o foco do atendimento psicológico esteve na mediação dos conflitos familiares e na comunicação paciente-família-equipes, no estímulo à autonomia do paciente, na garantia do respeito e consideração aos seus desejos e decisões, bem como ao apoio emocional para enfrentamento do luto antecipatório. As reflexões e intervenções possibilitadas pelos cuidados paliativos e pela Psicologia permitiram ao paciente não desistir da sua vida e, aos familiares, a segurança e o apoio para o enfrentamento da perda e vivência do luto.
id CFP-1_1d648d3947026198f3d7d62297609247
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000100224
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados PaliativosPsicologiaCuidados PaliativosAtenção DomiciliarHospitalResumo Este trabalho apresenta o relato de atendimento de um paciente encaminhado ao serviço de atenção domiciliar de um hospital geral com diagnósticos de doenças crônicas e com indicação para tratamento em cuidados paliativos. Ao longo de um ano, a psicóloga do hospital realizou o acompanhamento do paciente junto às equipes de saúde, tanto no domicílio quanto nas hospitalizações. Foraam atendidos paciente, filhos, esposa e cuidadoras, visando auxiliar na elaboração das vivências relacionadas ao adoecimento e tratamento, bem como à busca de qualidade de vida e enfrentamento da finitude. Neste período, o paciente foi inserido, retirado e reinserido em protocolo de cuidados paliativos, devido às instabilidades no quadro clínico e aos conflitos e dificuldades de comunicação entre paciente e familiares. Neste sentido, o foco do atendimento psicológico esteve na mediação dos conflitos familiares e na comunicação paciente-família-equipes, no estímulo à autonomia do paciente, na garantia do respeito e consideração aos seus desejos e decisões, bem como ao apoio emocional para enfrentamento do luto antecipatório. As reflexões e intervenções possibilitadas pelos cuidados paliativos e pela Psicologia permitiram ao paciente não desistir da sua vida e, aos familiares, a segurança e o apoio para o enfrentamento da perda e vivência do luto.Conselho Federal de Psicologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100224Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.1 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000972014info:eu-repo/semantics/openAccessLangaro,Fabíolapor2017-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000100224Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-06-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
title “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
spellingShingle “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
Langaro,Fabíola
Psicologia
Cuidados Paliativos
Atenção Domiciliar
Hospital
title_short “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
title_full “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
title_fullStr “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
title_full_unstemmed “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
title_sort “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos
author Langaro,Fabíola
author_facet Langaro,Fabíola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langaro,Fabíola
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Cuidados Paliativos
Atenção Domiciliar
Hospital
topic Psicologia
Cuidados Paliativos
Atenção Domiciliar
Hospital
description Resumo Este trabalho apresenta o relato de atendimento de um paciente encaminhado ao serviço de atenção domiciliar de um hospital geral com diagnósticos de doenças crônicas e com indicação para tratamento em cuidados paliativos. Ao longo de um ano, a psicóloga do hospital realizou o acompanhamento do paciente junto às equipes de saúde, tanto no domicílio quanto nas hospitalizações. Foraam atendidos paciente, filhos, esposa e cuidadoras, visando auxiliar na elaboração das vivências relacionadas ao adoecimento e tratamento, bem como à busca de qualidade de vida e enfrentamento da finitude. Neste período, o paciente foi inserido, retirado e reinserido em protocolo de cuidados paliativos, devido às instabilidades no quadro clínico e aos conflitos e dificuldades de comunicação entre paciente e familiares. Neste sentido, o foco do atendimento psicológico esteve na mediação dos conflitos familiares e na comunicação paciente-família-equipes, no estímulo à autonomia do paciente, na garantia do respeito e consideração aos seus desejos e decisões, bem como ao apoio emocional para enfrentamento do luto antecipatório. As reflexões e intervenções possibilitadas pelos cuidados paliativos e pela Psicologia permitiram ao paciente não desistir da sua vida e, aos familiares, a segurança e o apoio para o enfrentamento da perda e vivência do luto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703000972014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.1 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430894309376